O edifício mais sustentável do mundo
A preocupação com o meio ambiente há muito deixou de ser exclusivamente de ambientalistas e está cada vez mais presente nas construções e projetos de arquitetura. Todo dia vemos novos projetos que buscam diminuir os impactos ambientais e contribuir de alguma forma para o ambiente em que se insere.
Prova disso é o projeto para o Novo Centro de Energia de Wuhan (Wuhan New Energy Center), na China. Ele foi desenvolvido pelos arquitetos das empresas Grontmij e Soeters Van Eldonk em uma competição de design internacional que tinha como objetivo desenvolver oedifício mais sustentável do mundo.
A construção terá o formato da flor Copo-de-leitee o complexo irá abrigar um centro de pesquisa e estudos de fontes alternativas de energia esustentabilidade. Um das principais características é que ele apresenta emissão nula de carbono e gera a sua própria energia para consumo.
O telhado será coberto de painéis solares para a captação de energia solar, e toda a água proveniente das chuvas será coletada, filtrada e reaproveitada para consumo interno. O pistilo no topo do prédio será constituído de turbinas eólicas verticais, também capazes de gerar e armazenarenergia eólica renovável.
As bordas desse edifício também possuem função: elas foram projetadas de forma a controlar a temperatura interna da construção. Além disso, ela é caracterizada pelo princípio da ventilação natural, pois sua chaminé central foi desenvolvida para ser capaz de maximizar a ventilação do ar.
Através de projetos como este podemos perceber que o conceito de sustentabilidade não pode mais ser ignorado. Faculdades de Arquitetura também perceberam essa nova tendência e já adaptaram seu conteúdo para a formação dos novos arquitetos. “Cada matéria que temos já tenta inserir princípios de sustentabilidade nos projetos. Desde materiais que tem menos impacto até técnicas alternativas e simples que podemos utilizar. Quanto mais conseguimos aplicar esse conceito, melhor será a qualidade do projeto”, afirma o estudante de arquitetura Victor Senna.
Texto por Débora Lemos
Fonte: obravipblogs.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário