terça-feira, 4 de outubro de 2011

Simpósio Sobre a Biodiversidade Capixaba


Seg, 03 de Outubro de 2011 07:00

Ampliado o prazo para apresentação de resumos para o SIMBIOCA

A comissão organizadora do Simpósio Sobre a Biodiversidade Capixaba comunica que a o prazo limite para entrega de resumos foi prorrogado para quarta-feira dia 5 de outubro de 2011


Simbioca
Dia 7 (sexta-feira)
8:00 - Credenciamento
8:30 – Palestra: “A biodiversidade capixaba e desafios para conservação”
9:10 - Palestra: “Biodiversidade de insetos aquáticos” Dr. Erickssen Raimunssem
10:00 - Coffee break
10:20 – Palestra: á confirmar
11:00 – Palestra: “Grandes vertebrados, um olhar para os ungulados do estado”. Dra.. Andressa Gatti (UFES).

12:00 - Almoço
12:30 - Passeio sensorial no pátio do Museu - apenas para inscritos
13:30 – Palestra: “Distribuição e endemismo de peixes de riacho do Espírito Santo” Dra. Luisa Maria Sarmento Soares (MBML)
14:20 – Apresentações orais
15:00 – Palestra: A etnozoologia da biodiversidade – Msc. Angélica Scaldaferri
16:00 – Coffee break
16:20 – Palestra: A Genética da Biodiversidade – Msc. Arturo Martinelli
17:30 - Apresentação de banner
19:00 – Coquetel de confraternização e banda

Dia 8 (sábado)
8:00 – Palestra: Genética e conservação do Gavião real no Brasil – Dr. Aureo Banhos
9:00 – Apresentações orais
10:40 – Coffee break
11:00 – Apresentações orais
12:00 – Almoço
13:00 – Mesa redonda botânica: Biodiversidade vegetal capixaba
Florestas Montanas – MSc. Felipe Zamborlini Saiter
Florestas de Tabuleiro – palestrante a confirmar
Formações de Restinga – palestrante a confirmar
Palestra: Biodiversidade de insetos aquáticos
15:00 – Coffee break e Encerramento
Nova ameaça à biodiversidade brasileiraPDFImprimirE-mail
Sex, 30 de Setembro de 2011 21:46

O projeto de lei 5.989/09, de autoria do depuado Nelson Meurer (PP-PR), em trâmite na Câmara dos Deputados representa uma nova ameaça à biodiversidade brasileira.

Em suas argumentações "científicas" o deputado sustenta que espécies como as tilápias são criadas há tanto tempo no Brasil que nem poderiam ser chamadas de exóticas.

Ao contrário do defendido pelo deputado inúmeros estudos científicos comprovam que as introduções de espécies exóticas produzem um efeito cascata que perturba toda a cadeia trófica.

É preciso apenas senso comum para perceber que os ajustes realizados pela natureza durante milhões de anos podem ser abalados de forma impossíveis de previsão pela interferência irresponsável do homem.

A premissa que embasa este projeto de lei é a de que espécies exóticas não têm impacto. E este é um dos maiores absurdos.

Quase dois milPDFImprimirE-mail
Qui, 29 de Setembro de 2011 08:16
Triagem no MBML
Página da SAMBIO com 1.960 acessos em um dia

Em vinte e cinco de agosto passado nossa página na Internet chegou próxima da marca de 935 acessos em um único dia.
No dia de ontem alcançamos um nova marca 1.960 acessos em um único dia.
Os internautas demonstram desta forma seu carinho pelo Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, procurando acompanhar o que acontece com ele no dia a dia.
Os deputados seguem em sua maioria insensível as necessidades do país e aos anseios populares. O Projeto de Lei que criaria o Instituto Nacional da Mata Atlântica, abrigando o Museu com suas atividades educativas e o setor de pesquisa com sua importância para a ciência e a preservação da biodiversidade segue arrastando-se nos gabinetes sonolentos. Ou pior ainda, servindo para manobras políticas de quem não tem o mínimo de escrúpulo em usar a coisa pública para interesses pessoais ou corporativos.
Mas os capixabas são persistentes.
Não se entregam.
Sabem que a luta heróica e quase isolada no passado, de um homem que conseguiu criar este patrimônio praticamente sozinho, não foi em vão. A Sambio tem procurado manter acesa esta ideia, mas depende fundamentalmente da participação de todos que desejam ver o Museu Mello Leitão continuar a desempenhar seu papel.
Temos conseguido o apoio da Prefeitura da cidade para manter alguns estagiários, estudantes de biologia, como orientadores das visitas guiadas de estudantes de diferentes municípios e até de outros estados. Também conseguimos o oferecimento da área para implantação do futuro setor de pesquisa do INMA.
Esperamos agora que o governo estadual também apóie o Museu, abrindo a possibilidade de acesso do MBML as linhas de créditos de seus organismos de financiamento ligados a educação, meio ambiente e pesquisa.
Para que a SAMBIO possa ampliar sua atuação é preciso à participação de todos em suas atividades. Ajudem-nos nessa caminhada filiando-se a SAMBIO.


O que é a SAMBIO?PDFImprimirE-mail
Ter, 27 de Setembro de 2011 17:54
Planta do MBML
Arranjo iterno do Museu de Biologia Prof.Mello Leitão

O estatuto da SAMBIO pode ser acessado clicando em "Estatuto" na margem superior esquerda desta página.

Associação de Amigos do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, de siglaSAMBIO foi fundada em 20/06/1987.

Em sua fundação a SAMBIO contou com a adesão 850 associados que são considerados seus sócios fundadores.

Ela é uma Associação civil, sem fins lucrativos, com sede em Santa Teresa, Espírito Santo e prazo ilimitado de duração.

Seus objetivos são:

Contribuir para conservação, preservação, aprimoramento e ampliação do patrimônio histórico, natural, paisagístico, científico e cultural do Museu de Biologia Professor Mello Leitão (MBML);

Apoiar as atividades científicas, culturais, históricas, preservacionistas e de geração de recursos do MBML;

Estabelecer obrigações com entidades públicas ou privadas, inclusive estrangeiras ou internacionais;

Apoiar e estimular medidas que visem a salvaguardar e proteger o MBML e o patrimônio científico cultural a ele pertencente, bem como a sua área física;

Apoiar e estimular medidas que visem a defesa do Meio Ambiente, em especial no Município de Santa Teresa.

A dedicação a estas atividades pode ser realizada mediante a execução direta de projetos, programas, planos de ações correlatas, doação de recursos físicos, humanos e financeiros ou ainda pela prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos do setor público e privado que atuem em áreas afins.

Para atender a estas finalidades a SAMBIO pode celebrar convênios e/ou parcerias com órgãos públicos e/ou entidades privadas.

Ou seja a SAMBIO é uma porta para todos que consideram importante o papel do Museu de Biologia Mello Leitão possam participar de alguma forma em seu benifício.

Para associar-se a SAMBIO, não importa onde você resida,  use a opção "Associe-se" na margem superior esquerda desta página.

Não podemos substituir o poder público na gestão de uma instituição da importância do MBML. Mas podemos, a exemplo de seu fundador, manter a decisão firme de que nosso Museu tenha acesa a chama da preocupação real com o ambiente em que vivemos.

Memória da Biodiversidade CapixabaPDFImprimirE-mail
Qui, 22 de Setembro de 2011 15:43
Triagem no MBML
Triagem de material zoológico no Museu de Biolgia Mello Leitão
O Museu de Biologia Prof. Mello Leitão é hoje depositário de um valioso acervo sobre a biodiversidade do Estado do Espírito Santo. Sua coleção zoológica é de vital importância para o conhecimento da fauna do Estado.
As coleções de répteis e anfíbios, com 10.306 exemplares tombados (9.107 do ES) e a coleção de aves, com 7.503 exemplares (5.996 do ES), representam respectivamente 66% e 93% de todos os registros disponíveis para o Estado no Sistema de Informação Distribuído para Coleções Biológicas (“Species Link”).
A coleção de Mamíferos possui hoje 3.571 exemplares (3.271 do ES). Em trabalho publicado por Moreira et. al. em 2008 os exemplares de mamíferos do Espírito Santo disponíveis em Museus estavam distribuídos conforme mostra o quadro abaixo:
Mamíferos depositados em coleções
A coleção de peixes possui 29.726 exemplares distribuídos em 4.259 lotes (25.538 exemplares e 3.278 lotes do ES). Conforme informações disponíveis no “Inter-Institutional Database of Fish Biodiversity in the Neotropics – NEODAT” e no “Sistema de Informação Distribuído para Coleções Biológicas - Species Link” os lotes de peixes do Espírito Santo estão distribuídos nas diversas coleções do país na seguinte proporção MBML (34%), CIUFES (25%), MNRJ (19,6%), ZUEC (8,3%), MZUSP (7,6%), LIRP (1,3%) e UFRGS (0,3%).
Para peixes de água doce a coleção do MBML torna-se ainda mais significativa para o Estado como pode ser verificado abaixo:
Peixes de água doce nas coleções
Este enorme patrimônio científico do Espírito Santo está hoje aos cuidados de apenas um responsável em tempo parcial e um estagiário de curso de graduação.
A presença de Professores doutores, que realizam trabalhos de pesquisa em parceria com o Museu, tem ajudado a manter a coleção disponível e atualizada para atender a grande demanda de universidades e centros de pesquisas de diversas partes do país, mas não permite que o MBML tenha acesso aos financiamentos de bolsas de diversos níveis da FAPES e CNPq, que em sua quase totalidade é distribuída pelo número de doutores com vínculo empregatício com a instituição.
Faz-se urgente que o Estado encontre formas de apoiar e proteger este patrimônio, pois lamentar-se por sua perda, como recentemente ocorreu com o acervo do Instituto Butantan não irá trazê-lo de volta.
Siglas:
CIUFES - Coleção Ictiológica da Universidade Federal do Espírito Santo
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
FAPES - Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
LIRP - Coleção de Peixes do Laboratório de Ictiologia de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo
MBML - Museu de Biologia Prof. Mello Leitão
MNRJ - Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro
MCT - Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
MZUSP – Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
ZUEC – Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Campinas

Referência:
Moreira, D.O., Coutinho, B.R. & Mendes, S.L. 2008. Current state of knowledge on Espírito Santo mammals based on museum records and published data. Biota Neotrop. 8(2)
PS: Agradecemos a correção do Dr. Renato Bérnils em relação a grafia correta do Instituto Butantan.
« InícioAnterior12345678910PróximoFim » 

Um comentário:

  1. O artigo é uma mina de ouro de informações interessantes. Ainda não visitei o museu mais já está mais do que na hora de eu ir lá!

    Emmanuel M. Favre-Nicolin
    Blog Vitória Sustentável
    http://vitoria-sustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir