domingo, 14 de outubro de 2012

Reportagem - AEROMÓVEL - PORTO ALEGRE - O projeto é totalmente desenvolvido no Brasil e usa tecnologia 100% nacional. Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS).



  A primeira linha da tecnologia Aeromovel em operação comercial no mundo interligará a Estação Aeroporto ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O projeto é totalmente desenvolvido no Brasil e usa tecnologia 100% nacional. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal aeroportuário. O trajeto de 998m, com duas estações de embarque, será percorrido em 90 segundos. A linha contará com dois veículos - um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300 -, que estarão em funcionamento conforme a demanda do período. O projeto, orçado em aproximadamente R$ 33,8 milhões, tem previsão de operação para o primeiro semestre de 2013. Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), o Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.


















  • Dados gerais
    • Extensão: 998 metros em via elevada.
    • Terminais: dois (um na Estação Aeroporto da Trensurb, outro no Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho).
    • Veículos: dois (um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300).
    • Tempo estimado do percurso total: 90 segundos.
    • Investimento estimado: R$ 33,8 milhões. Recursos do Governo Federal.
    • Prazo estimado para conclusão: segundo semestre de 2012.
    • Demanda prevista do sistema: 7.756 passageiros por dia.
    • Execução das obras: Aeromovel Brasil S.A. (pacote tecnológico), Premold S.A. (via elevada), T'Trans (veículos) e Rumo Engenharia Ltda. (estações).
    Principais benefícios Economia
    • Integração metrô-Aeromovel gratuita para os usuários;
    • Tecnologia de construção e operação 100% nacional;
    • Baixo custo de energia.
    Segurança
    • Veículos totalmente automatizados, sem condutores a bordo;
    • Sistema de propulsão a ar movido por ventiladores elétricos.
    Conforto
    • Sistema de freio pneumático de alta confiabilidade, mais conforto no deslocamento;
    • Veículos silenciosos, sem ruído de motores e com design moderno;
    • Acessibilidade universal, com espaço para cadeirantes e idosos;
    • Qualidade no transporte ao aeroporto para quem está na Região Metropolitana;
    • Melhoria da infraestrutura de transporte para acesso ao aeroporto e para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.
    Rapidez
    • Ligação direta da Estação Aeroporto ao Aeroporto Salgado Filho;
    • Apenas duas estações de embarque com alta frequência de serviço;
    • Evita perda de tempo em filas e engarrafamentos.
    Meio ambiente
    • Tecnologia "limpa", com motores elétricos e sem a emissão de poluentes gasosos;
    • Estruturas elevadas e menos espessas, com design moderno e sem poluição visual;
    • Motores dispostos em casas de máquinas acusticamente isoladas, evitando poluição sonora;
    • Projeto com total atendimento às legislações ambientais vigentes.

    • Fonte;   http://www.trensurb.gov.br








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