Parece contradição, mas alternativa escolhida pelos governantes de Poyton, Inglaterra, foi retirar semáforos para que as pessoas cuidem umas das outras. Nos cruzamentos, motoristas têm que dar preferência e respeitar pedestres
Partindo do princípio que as ruas sempre foram compartilhadas entre diferentes modais de transporte e somente nos últimos 50 anos passaram a ser segregadas entre veículos automotores e pedestres, uma cidade da Inglaterra resolveu tirar os semáforos e calçadas para priorizar os pedestres.
Divulgação
Projeto da cidade sem semáforos e calçadas
As autoridades de Poyton já haviam tentado inúmeras políticas para aumentar o respeito aos pedestres sem sucesso. Depois de estudo, eles perceberam que quando não existe um sinal verde para acelerar ou um sinal vermelho para parar, os motoristas prestam mais atenção no que acontece ao redor. Assim, obrigatoriamente, as pessoas tem que zelar umas pelas outras.
Divulgação
Projeto foi aprovado pelos cidadãos. Cidade tem 15 mil habitantes
O poder municipal decidiu retirar os semáforos e as calçadas, que passaram a ser delimitadas pela cor do pavimento. A iniciativa obrigou os veículos a dirigir em menor velocidade e preocupar-se, o tempo todo, com a segurança pedestres. Existem áreas específicas para travessia. O projeto também facilitou a vida de pedestres e cadeirantes. Veja o vídeo do projeto, em inglês.
O dia que a velocidade máxima é de 30 km/h em Vitória. Podemos começar a pensar nisso! Com as velocidades atuais, acima de 60 km/h, seria muito perigoso. Por enquanto infelizmente, os pedestres estão sendo esquecido pela prefeitura. Os sinais dos pedestres pioraram muito...
ResponderExcluir