sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Reportagem - Uma luta vencida! O Museu Mello Leitão, no município capixaba de Santa Teresa, se transformará no Instituto Nacional de Mata Atlântica (INMA). O Congresso Nacional aprovou, na última terça-feira (17), a criação do Instituto que representa a vitória de uma caminhada de dois anos que o deputado federal Paulo Foletto acompanhou de perto. Cabe agora, apenas a sanção da presidente Dilma Rousseff.

19/12/2013 – Agora só falta a Presidente assinar!

20 de dezembro de 2013 por paulofoletto

Foto2 2

O Museu faz parte da estrutura do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), mas, com a mudança para Instituto passará  a integrar a estrutura o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o que significa mais recursos para ensino, pesquisa, extensão e formação de profissionais.

Atualmente o Ministério já atua como órgão supervisor de outras respeitadas entidades com foco de atuação nos principais biomas brasileiros e responsáveis pelo fomento à pesquisa, conservação e desenvolvimento sustentável, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e o Instituto Nacional do Semi-Árido.

Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

O deputado federal Paulo Foletto foi o primeiro relator do PL 7437/2010 quando começou sua tramitação pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Após aprovação do relatório o deputado Foletto, mesmo em outras Comissões, continuou acompanhando o andamento do PL na Câmara e no Senado, até que fosse aprovado em todas elas.

Museu (38)

Embora a pesquisa e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica sejam prioridades nacional e internacional, o Brasil  ainda não dispõe de uma instituição pública com essa missão específica.  “A criação do Instituto Nacional no município de Santa Teresa estará na vanguarda do conhecimento sobre a Mata Atlântica. Poderemos impulsionar medidas que protejam a enorme biodiversidade desse bioma para as gerações futuras,” afirmou o deputado depois de concluído o trâmite em todas as Comissões no Congresso Nacional.

Desmatamento-Amazônia

O desmatamento da Mata Atlântica – o bioma mais ameaçado do país – aumentou 29% em 2012 ano em relação ao período entre 2010 e 2011. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe),  o desmatamento verificado em 2012 foi o maior desde 2008.

Assine a petição pelo fim da destruição das Florestas.  Clique aqui.

Conheça o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica 2011 – 2012realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica  e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Projeto de Lei já está no site do Planalto:

Sem título

Fonte; http://blogdopaulofoletto.wordpress.com/











Nenhum comentário:

Postar um comentário