Desejo de mudança e força de vontade. Motivada pelo grupo da Bicicletaria Cultural, a população de Curitiba se uniu em prol da construção da Praça de Bolso do Ciclista. O lugar pode até ser pequeno – daí o termo “de bolso” –, mas os efeitos já podem ser vistos neste oásis do ciclista em meio ao centro da cidade.
Praça de Bolso do Ciclista/Bicicletaria Cultural
Para participar dos mutirões basta ir até a praça e colocar a mão na massa.
Após a revitalização do centro histórico, o grupo de ativistas da Bibicletaria pediu autorização da prefeitura para iniciar o projeto. A partir daí começaram a busca por parcerias para conseguir material de construção e maquinário.
“Boa parte veio do acervo da própria prefeitura, mas o material novo é fornecido pela Construtora Thá, uma parceria fundamental”, conta a designer Yasmim Reck, cicloativista que participa do projeto.
A praça está quase pronta – 65% segundo os organizadores –, mas a ideia é que as obras sejam concluídas até o final do mês. Os mutirões para a construção acontecem durante todos os finais de semana, feriados e jogos do Brasil na Copa, até que o projeto seja concluído. “Já pegaram no pesado mais de 100 pessoas, sendo que 27 delas não perdem um mutirão”, diz Yasmim.
Pensando no futuro da praça e na ocupação do espaço, o grupo vem fomentando atividades culturais, oficinas, apresentações artísticas, troca de roupas e peças de bike. As atividades já atraíram milhares de pessoas desde o início das obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário