quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Em sua linha de avanços, Goiás caminha a passos largos, para que no futuro bem próximo seja oferecido o atendimento virtual em que o usuário não precise dirigir-se ao órgão público. Tudo será feito via internet, com maior rapidez, menor custo, mais transparência e mais eficiência. Para o governo estadual, o importante na modernidade é conciliar os equipamentos tecnológicos com o serviço prestado à população, oferecendo comodidade, agilidade e comprovada eficiência.

Modernização, inovação e humanização compõem o tripé do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (Vapt Vupt), agregando tecnologia, dinamismo e eficiência. Dentro destas premissas, o Vapt Vupt, criado em 17 de outubro de 1999, se aproxima dos seus 15 anos de atividade. O serviço teve início com a Unidade Admar Otto, também conhecida como Vapt Vupt do Buriti Shopping, na divisa dos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Aprovado pela população desde o início, o atendimento Vapt Vupt, em suas múltiplas unidades, obtém crescentes índices de satisfação dos usuários, chegando a quase 100%. 

Com a grande aceitação pública, a rede estadual de atendimento se ampliou e se modernizou, ao longo destes quase quinze anos. A diversidade dos serviços busca atender a demanda de necessidades sociais. Com o Vapt Vupt, Goiás sedia uma das maiores redes de atendimento ao cidadão do País. Referência na prestação de serviços públicos de excelência ao cidadão goiano, o Vapt Vupt está servindo de modelo para outros Estados brasileiros.

Em 2013, a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) implantou um projeto de inovação, modernização e ampliação do Programa Vapt Vupt em todo o Estado. Hoje, o Programa totaliza 60 unidades, sendo 35 no interior e 23 em Goiânia, somadas a um Vapt Vupt Itinerante, que atende outras localidades goianas, e ainda ao Vapt Vupt Digital, prestação de serviços por meio de dispositivos móveis conectados à internet, como tablets, celulares e outros dispositivos móveis. Já são mais de 800 serviços oferecidos pelo Vapt Vupt Digital.

A meta é de que, até o final de 2014, seja atingida a marca de 70 unidades fixas do Vapt Vupt funcionando no Estado. Conjuntamente, as unidades da Capital e do interior realizam cerca de um milhão de atendimentos/mês, o que demonstra a agilidade e o grande alcance junto aos cidadãos.

Ampliando a rede de serviços

O programa de modernização e inovação abrange a criação de unidades do Vapt Vupt segmentadas. No final de 2013, foi inaugurado o Vapt Vupt Referência, no Edifício Trianon (Rua 4, Centro de Goiânia), por meio do qual as pessoas portadoras de necessidades especiais e os idosos têm serviços diferenciados e atendimento prioritário. Também em 2013, foi inaugurado o Vapt Vupt da Goiásprev, com atendimento voltado aos aposentados e pensionistas do serviço público do Estado de Goiás.

A mais recente inovação foi a implantação da modalidade @tende+ (Atende Mais), disponibilizando guichês de multisserviços e servidores capacitados para execução agilizada de qualquer solicitação, reduzindo o tempo de espera e o índice de desistência pelos usuários, além de promover maior interação entre os servidores e elevação do índice de produtividade dos mesmos, dentro da meta de atender mais e melhor. O sistema de multiatendimento (@tende+) agrega em um mesmo posto a prestação de serviços de diversos órgãos, como o Procon, Ipasgo, Detran, Segplan, Corpo de Bombeiros, Boletim de Ocorrência e Secretaria de Segurança Pública.

O governo estadual quer avançar ainda mais no atual modelo do Vapt Vupt, ampliando a gama de serviços e a rede de atendimento, com melhorias para facilitar a vida do cidadão e das empresas. A meta é atingir 100 milhões de atendimentos até o final deste ano, com mais de 830 tipos de serviços prestados por quase 80 parceiros. Neste sentido, além da instalação de novas unidades, está sendo promovida a revitalização de todos os Vapt Vupts, com a reforma de seus prédios (estrutura, rede elétrica), troca de mobiliários e melhoria na programação visual. Estas melhorias se processam por meio de parceria com proprietários dos imóveis onde estão instaladas as unidades Vapt Vupt. Com a parceria, o Estado já economizou R$ 4 milhões.

Entre essas e outras inovações está a implantação de novas unidades fixas de Vapt Vupt em cidades com mais de 30 mil habitantes, e também a implantação de novos condomínios Vapt Vupt, com o mesmo padrão de excelência de qualidade de atendimento, em cidades com menos de 30 mil habitantes. Os cinco primeiros condomínios Vapt Vupt já estão em operação nas cidades de Alvorada do Norte, Alexânia, Ipameri, Itauçu e Mozarlândia; e outros estão com obras em andamento em mais oito cidades: Anicuns, Bela Vista, Bom Jesus, Buriti Alegre, Corumbá, Divinópolis, Nerópolis e São Miguel do Araguaia.

Outro investimento de porte é voltado para a implantação do Atendimento Padrão Vapt Vupt nas delegacias de polícia, devendo iniciar-se com o 8º Distrito Policial, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. O atendimento (recepção e triagem) ao público será feito em espaço confortável, com TV, ambiente climatizado e sistema de gerenciamento de atendimento, dando mais comodidade aos cidadãos e mais agilidade na prestação dos serviços. É um padrão para beneficiar a segurança pública de Goiás, começando com as unidades que funcionam 24 horas, e a expectativa é de que a iniciativa seja ampliada para todo o Estado.

Estímulo ao padrão de qualidade

Ainda em 2013, foi criado o Prêmio Unidade Top com o objetivo de valorizar os servidores do Vapt Vupt, estimular o desenvolvimento de ações sociais, a capacidade e o desempenho nos serviços prestados à população. O prêmio é concedido mensalmente pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), por meio da Superintendência de Vapt Vupt. São agraciadas com a premiação as unidades que conseguem atingir as metas estabelecidas, como a melhoria do índice de satisfação dos cidadãos, redução do índice de desistência, ampliação do número de atendimento, redução do índice de reclamações/denúncias, e ainda avançar na capacitação de seus servidores e realizar trabalhos voluntários voltados para a comunidade.

Outra forma de estímulo é a melhoria das condições de trabalho aos servidores, com reflexos positivos na qualidade do atendimento ao cidadão. Neste aspecto, o governo de Goiás inaugurou, em maio último, o novo Vapt Vupt Ambiental, localizado na sede da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), no Setor Universitário, que passa a contar com instalações modernas e confortáveis. São melhorias dentro da política administrativa de modernidade e respeito ao cidadão, além de promover melhor ambiente de trabalho aos servidores.

O Estado encarou o desafio de quebrar paradigmas e superar gargalos nas áreas da prestação de serviços públicos e do desenvolvimento socioeconômico. Com a implantação do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão – que inclui o Vapt Vupt do Servidor Público, localizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia –, Goiás substituiu um sistema sucateado e obsoleto por um modelo prático, dinâmico, tecnológico e de valorização da pessoa humana.

(Leonardo Vilela, secretário de Estado de Gestão e Planejamento de Goiás)

Fonte; http://www.dm.com.br/

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