sábado, 30 de maio de 2015
quarta-feira, 27 de maio de 2015
#Instituto Cultural #Google - Vem viajar
Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo
Clique aqui para saber mais sobre o HEMOES
Você sabe qual a importância de doar sangue e onde doar com total segurança?
O sangue, até hoje, não pode ser fabricado ou substituído por qualquer medicamento. A doação de sangue deve ser voluntária, não pode ser gratificada. Segundo a Organização Mundial de Saúde, de cada cinco pessoas, uma vai, um dia, precisar de sangue. Cada unidade de sangue doado pode privilegiar até três pessoas porque é fracionado, no laboratório, em: concentrado de Hemácias, Plaquetas, Plasma. Pacientes submetidos à transplantes de órgãos, grandes cirurgias, vitima de acidentes diversos e portadores de doenças hematológicas, serão os mais beneficiados com sua doação.
Se você observar, nunca podemos dizer:
"- Eu não vou precisar de sangue".
Doar sangue é rápido, fácil e seguro, em Vitória existe o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo - HEMOES, localizado no final da Av. Marechal Campos, 1468, Maruípe, ao lado do Hospital das Clínicas.
terça-feira, 26 de maio de 2015
Inventor capixaba faz sucesso com carro movido a água
quinta-feira, 14 de maio de 2015
Sem Floresta Não Tem Água – Expedição Greenpeace
Pisar no chão “craquelado” de uma represa totalmente seca dá uma sensação pouco animadora. Na verdade, quando nos damos conta de que estamos não em um set de produção de filmes apocalípticos, estilo "Mad Max", e sim no meio de um enorme manancial que há pouco tempo abastecia milhões de pessoas com água, chega a bater um desespero. Estamos na represa Serra Azul, Minas Gerais, um dos principais componentes do Sistema Paraopeba, que garante – ou garantia - água para parte da Grande Belo Horizonte, ou 5,7 milhões de seus habitantes. Detalhe: em toda a bacia hidrográfica do Paraopeba, resta menos de 12% da floresta nativa. “Sem vegetação em suas margens, os reservatórios têm muito mais dificuldade de armazenar água pois sofrem com a erosão, poluição e assoreamento”, afirma Cristiane Mazzetti, da Campanha de Florestas do Greenpeace. “Passou da hora dos nossos governantes entenderem que, sem floresta, não tem água”.
O sol forte deixa as milhares de fraturas no solo ressecado ainda mais dramáticas. Após décadas submersa, uma ponte ressurge no meio represa. O que resta de água no manancial está no fundo da calha do rio. Bem lá no fundo. No momento, fim da estação de chuvas de 2015, o Serra Azul tem cerca de 9,10% de sua capacidade. Em 2014, a média do reservatório para o mês de março foi de 44,3%. Ou seja, estamos registrando o mais baixo nível da história deste manancial para esta época do ano. Engolindo a seco, nos damos conta de que somos testemunhas de um colapso ambiental de grandes proporções.
sexta-feira, 8 de maio de 2015
Antena de absorção total captura energia do ar
Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/05/2015
Esta antena de "absorção total" captura a energia das ondas eletromagnéticas à nossa volta. [Imagem: Almoneef/Ramahi - 10.1063/1.4916232]
Colheita de ondas eletromagnéticas
A quantidade de ondas eletromagnéticas que nos cercam é incalculável.
Embora elas sejam muito úteis, representam também um enorme desperdício de energia.
Ocorre que as ondas de transmissões de rádio, TV, celulares, Bluetooth, Wi-Fi e uma série de outras frequências espalham-se em todas as direções, e grande parte não atinge um aparelho que esteja pronto para recebê-las - e isto é potência desperdiçada.
Em outras palavras, essencialmente, tem energia sobrando no ar.
Mas pode ser possível recuperar uma parte dessa energia usando o conceito de "colheita de energia", a recuperação de pequenas quantidades de energia do ambiente para uso em equipamentos de baixo consumo ou para armazenamento.
Absorção total
Thamer Almoneef e Omar Ramahi, da Universidade de Waterloo, no Canadá, criaram um sistema de colheita de ondas eletromagnéticas - um tipo especial de antena - baseado no conceito de "absorção total".
O conceito envolve o uso de metamateriais para construir um meio - umametassuperfície - que nem reflete e nem absorve qualquer potência, o que permite a absorção total das ondas eletromagnéticas incidentes em uma faixa específica de frequências e polarizações.
Célula básica da antena de absorção total. [Imagem: Almoneef/Ramahi - 10.1063/1.4916232]