domingo, 19 de janeiro de 2020

Drenaram as várzeas

Drenaram as várzeas
Na década de 80 foi incentivado pelo Governo Federal e Estaduais o uso intensivo das várzeas, em alguns lugares que visitei nessa época pude ver o desastre dessa política, caixas d'água naturais foram drenadas, e o caminho ficou livre para as chuvas deslizarem pelos morros e varrerem o que encontram pela frente, além de modificar uma vasta rede de mini ecossistemas alterando populações da fauna e flora
  O Novo Código florestal permite o uso para a agricultura, no entanto vejo que é preciso critérios e algumas áreas deveriam ser restauradas e assim contribuir para diminuir a força das águas. 
A prática da agricultura em terraços pode também amortecer o impacto das águas, o sistema é tão antigo quanto a história da agricultura, no entanto o modelo vigente aqui no Espirito Santo não usa esse conhecimento ancestral, favorecendo a erosão e o assoreamento dos rios. 
Então vemos que é urgente mudar o uso da terra
Não e preciso ser nenhum gênio pra ver o que o desmatamento e o uso inadequado provocam, o leito dos rios estão perigosamente assoreados e qualquer chuva acima do normal pode provocar tragédias ainda maiores.
Esse é o Rio Santa Maria em Colatina, é assim que tratamos os rios, com muito amor e carinho.
#######
Devemos lembrar também da ocupação muitas vezes ilegal, outras vezes com a complacência do poder público que deixam construir nas margens dos rios e muitas vezes fincando vigas dentro do rio. Um conjunto de fatores que merece até mesmo uma tese de doutorado, o título pode ser a "Estupidez elevada ao quadrado".


Visite meu blog
e siga=me no Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário