Posted: 24 Aug 2012 02:12 PM PDT
No último dia 21 foi realizado um almoço de confraternização com a turma de catadores, marisqueiros e pescadores daComunidade de Concha D"ostra, em Guarapari, que participam do projeto Apicultura no Mangue, que faz parte de um Edital da Samarco Mineradora S.A.
Estiveram presentes os senhores Manoel Bueno, Presidente da Federação das Associações de Pescadores do Espírito Santo,Luciano Radaelle, Assessor do Vice Governador Givaldo Vieira, Gustavo Coutinho, Gerência de Relacionamento com Comunidades da SAMARCO Mineração S.A. e representantes do Instituto Goiamum.
A Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recrusos Hídricos - SEAMA, Patrícia Gomes Salomão, que tinha confirmado presença, não compareceu, mas justificou sua ausência.
Durante o almoço os alunos puderam esclarecer dúvidas em relação ao projeto, apresentar sugestões e compartilhar informações sobre a região.
O curso de capacitação em apicultura, ministrado pelo apicultor/instrutorAndré Antônio Lopes, teve início no mês de janeiro deste ano e conta com uma turma de 10 alunos que vivem na região.
Manoel Bueno ressaltou a importância do curso para esses profissionais “são trabalhadores que lutam com muita dificuldade e ter acesso a capacitações como essa gera novas possibilidades para que melhorem sua renda, garantindo qualidade de vida para seus familiares”
Já o Gerência de Relacionamento com Comunidades, Gustavo Coutinho, ficou satisfeito com o interesse e dedicação dos alunos “Fico feliz em ver que o projeto foi bem aceito por esses profissionais e que estão bem dispostos em aprender e se dedicar a apicultura”.
André Antonio Lopes também comemora o desempenho e engajamento da turma “É gratificante trabalhar com uma turma como essa. Esses homens tinham necessidade de um projeto como esse, que possibilite uma nova atividade para aumentar a renda da família”, acrescentou o instrutor.
Vivaldo Silva de Jesus, pescador e aluno do curso, não esperava um dia mexer com abelhas “não tinha noção de como era feito esse tipo de trabalho. Fico feliz em aprender uma nova profissão e saber que terei outra forma de ganhar dinheiro”, disse.
“De fato é gratificante ver toda a empolgação dos alunos. Essa comunidade está dentro de uma reserva e é importante que eles aprendam a trabalhar preservando o meio ambiente”, disse Gisele de Oliveira, Técnica de Meio Ambiente do Instituto Goiamum.
A primeira etapa do projeto de Apicultura no Mangue já foi realizada na comunidade de Gameleira de Barra Nova, em São Mateus, e foi pauta do Jornal Nacional, Globo Rural e de diversos jornais locais. “Acompanhei o enceramento do projeto em São Mateus e percebo que aqui em Concha D’ostra e o sucesso será o mesmo. Lá, em Gameleira, os catadores de caranguejo, além de aprenderam a trabalhar com apicultura, estão mais conscientes quanto a importância de se preservar o manguezal”, afirmouRicardo Luiz Cazotto, Biólogo do Instituto Goiamum.
O Projeto Apicultura no Mangue é executado pelo Grupo de Desenvolvimento Humano e Ambiental Instituto Goiamum e faz parte do Edital de Projetos Sociais da Samarco Mineração S.A., lançado em 2010, cuja política de investimentos institucionais e sócias da mineradora está focada na sustentabilidade e no exercício da responsabilidade social corporativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário