sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Meio ambiente, cooperação, mobilidade e cidadania estão entre os principais temas dos novos títulos que serão lançados na Bienal Internacional do Livro, que começa na próxima quinta, 09/08


Sustentabilidade nos lançamentos da Bienal do Livro 2012

Por Marina Franco – Edição: Mônica Nunes
Para esta Bienal do Livro 2012, que será realizada entre os dias 09 e 19/08, em São Paulo, são esperadas 800 mil pessoas. Os visitantes poderão conferir as novidades das editoras e entidades do setor – serão 480 expositores -, passear por espaços interativos de recreação e participar deatividades culturais, como mesas e workshops dos mais variados temas (para saber mais, leia Bienal apresentará livros que transformam o mundo e as pessoas).
Algumas editoras aproveitam a ocasião para lançar novos títulos. Procuramos algumas das principais para que revelassem as novidades sobre sustentabilidade e temas relacionados, que destacamos aqui:
Cooperativas, de Mônica Dallari: Muito oportuno este lançamento, pela editora Campus/Elsevier, neste Ano Internacional das Cooperativas. Em sua obra, a jornalista explica como criar uma associação deste tipo, destacando aspectos sociais e jurídicos de uma cooperativa, a regulação brasileira e histórias verídicas de trabalhadores desta área (leia mais em Criação de cooperativas é tema de livro)
Ciência x Espiritualidade, de Deepak Chopra e Leonard Mlodinow: Este livro responde a questões como o surgimento do Universo, a natureza do tempo e a conexão entre mente e cérebro, debatidas pelo físico Leonard Mlodinow e o espiritualista Deepak Chopra. Um defende a espiritualidade, o outro, a ciência. O maior mistério, Deus, também é analisado pelos diferentes pontos de vista. Ciência x Espiritualidade é lançado em consórcio pelas editoras Zahar e Sextante.
Uma ponte para uma sociedade sustentável, de Henrique Rattner: O sociólogo falecido em 2011 deixou um legado de ensaios sobre temas como política científica e tecnológica, economia e meio ambiente. Parte desses temas foram reunidos nesta obra que será lançada na Bienal pela Editora Senac São Paulo e analisa a história, buscando conectá-la com um futuro mais sustentável (leia mais em Novo livro aborda ponte para futuro sustentável).
Sustentabilidade e Transformação Social, de Marta Irving e Elizabeth Oliveira: As autoras propõem uma reflexão sobre a construção de um novo patamar de existência das sociedades humanas, diante do progressivo aumento populacional, da escassez dos recursos naturais e dos modos insustentáveis de produção e consumo. Primeiro lançado durante a Rio+20 – Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, terá seu segundo lançamento na Bienal, promovido pela Editora Senac Nacional.
Mobilidade urbana, cidadania e sustentabilidade, de Eduardo Alcântara de Vasconcelos: O engenheiro civil e sociólogo, diretor do Instituto Movimento, analisa os impactos do trânsito, as desigualdades no consumo dos recursos da cidade e o perfil dos usuários de transporte coletivo. O livro, lançado pelas editoras Senac Nacional e São Paulo, sugere o uso consciente dos espaços urbanos, para que todos possam sair às ruas com conforto e segurança. Por meio de um roteiro, o leitor pode avaliar as condições atuais de sua cidade.
Entre as novidades para a criançada e os adolescentes, estão:
Seis razões para as coisas durarem mais, de Nílson José Machado, Silmara Rascalha Casadei e Michele Rascalha: Lançamento da editora Escritura – que exporá seus livros no estande da Livraria Saraiva -, o livro mostra que o consumismo não é sustentável e sugere maior cuidado com brinquedos, roupas, objetos pessoais, alimentos e, claro, com a natureza, por meio das ações que fazem parte do nosso dia a dia. Outra novidade: Tem planta que virou bicho, de Alda de Miranda que fala das frutas e dos animais por meio de rima e imagens criativas.
Você quer ser meu amigo?, de Éric Battut: O conto infantil mostra a busca de um ratinho por um amigo. Depois de ser rejeitado por alguns animais, ele fica amigo de um elefante verde, que vira cinza quando o conhece. A relação dos dois mostra que não há barreiras para uma amizade verdadeira. Além do texto, as ilustrações deste lançamento da editora FTD também são de Éric Battut.
A ilha do crocodilo, de Geraldo Costa: A obra, lançada pela FTD, aborda ética e pluralidade cultural em contos sobre histórias e lendas do Timor-Leste, que surgiram no país ou que foram ouvidas de portugueses, indonésios, chineses e de outras pessoas que estiveram lá. Quem conta essas histórias para as crianças é o personagem Lia Nai, cujo nome significa Senhor da Palavra.
Um mundo de histórias de países distantes, de Graziella Favaro: Albânia, Itália, Romênia, Marrocos, Serra Leoa, Siri Lanka e Argélia são o palco de histórias encantadas que misturam realidade e fantasia e personagens como guerreiros, princesas, animais falantes, pequenos e gigantes para falar de amor, liberdade e cultura popular. O lançamento também é da FTD.
22ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO
Data e Horário:
09 a 19/08, 10h às 22h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209. São Paulo/SP
Ingressos: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia) no Anhembi, pelo Ingresso Rápido ou na FNAC Pinheiros.
Transporte: gratuito, todos os dias, a partir de duas estações de metrô: Barra Funda e TietêProgramaçãocompleta e mais informações no site do evento
Postado por Daniela Kussama

Nenhum comentário:

Postar um comentário