quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Reportagem - Revista Fator - Espírito Santo é referência de sucesso na produção de café conilon. O Diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, lembra que o Instituto tem 28 anos de pesquisa com o café, e tem sido referência no desenvolvimento tecnológico dessa espécie, a cafeicultura do conilon é uma das atividades mais importantes nos aspectos econômico e social no Espírito Santo, principalmente na geração de empregos e renda..

Nesse sentido, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) - instituição participante do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café - tem avançado continuamente em pesquisas para renovação e revigoramento de lavouras e também em assistência técnica e extensão rural.
Segundo Melo, como resultado desse esforço podem ser citados os relevantes impactos da adoção das novas tecnologias que a cada momento são incorporadas aos sistemas produtivos (inovações), tanto no que se relaciona à produtividade como em relação à qualidade do produto final, que representa aproximadamente 44% do PIB agrícola do estado.

A partir da criação do Consórcio, em 1997, as ações de pesquisa e transferência de tecnologia no estado ganharam grande impulso. “Os recursos permitiram incremento substancial dos estudos e o surgimento de novas frentes de pesquisa. Além disso, a união de massa crítica em café e o compartilhamento de recursos humanos, infraestrutura e mesmo de materiais genéticos das instituições consorciadas trouxe salto quantitativo e qualitativo na produção e produtividade estadual, tanto para o café conilon como para o arábica. Formou-se um batalhão de especialistas engajado trabalhando em prol da pesquisa, e da transferência de tecnologia, compartilhando problemas e soluções, trazendo inovação para o desenvolvimento do campo”, avalia o pesquisador da Embrapa Café no Incaper, Aymbiré Fonseca.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Reportagem - Com tecnologia, é possível ter ensino personalizado; Famoso por suas videoaulas na internet, educador diz que papel do professor mudou e atual modelo de escola está ultrapassado.

13 de janeiro de 2013 
De adição às equações diferenciais, inflação à Teoria dos Jogos, história da arte à Guerra da Coreia, é difícil encontrar um assunto sobre o qual o educador norte-americano Salman Khan, de 36 anos, não tenha falado em suas videoaulas de, em média, 12 minutos de duração e que viraram febre mundial. Veja também: Fundação vai traduzir mais 600 videoaulas JIM WILSON/THE NEW YORK TIMES–7/9/2011 O educador visita o País pela primeira vez nesta semana para conhecer como anda a educação por aqui Tudo começou despretensiosamente em 2004, quando ele passou a ajudar, de Boston, uma prima com dificuldades em matemática que morava em New Orleans.
A solução era utilizar a internet para enviar pequenos tutoriais de aritmética gravados com um software simples de captura de som e imagem. Enquanto escrevia com o mouse na tela do computador, Khan explicava os conceitos. Dois anos depois Khan teve a ideia de publicar os vídeos em um canal do YouTube batizado de Khan Academy. O sucesso veio em pouco tempo: as aulas atraíram milhares de visitantes - e também de elogios. Em 2009, o norte-americano pediu demissão do emprego de analista de fundos de investimento para se dedicar exclusivamente à sua academia virtual. Os assuntos se diversificaram e hoje, além de matemática, há aulas de ciências, economia e humanidades.

Reportagem - Carro Elétrico para usuários de cadeiras de rodas

foto de Facts You Never Knew.


Este carro elétrico é projetado por uma empresa húngara pelo nome de Rehab. Eu acho que é uma idéia inteligente para usuários de cadeira de rodas para se locomover. Isso aquece o meu coração que as pessoas estão trabalhando em produtos que tornam a vida melhor para aqueles que precisam. ~ Via Fatos que você nunca soube ~ Visite-nos: www.factslist.net This electric car is designed by a Hungarian company by the name of Rehab. I think it's a clever idea for wheelchair users to get around. It warms my heart that folks are working on products that make life better for those in need. ~ via Facts You Never Knew ~ Visit us : www.factslist.net











sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Reportagem - O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) criou esta visualização incrível: uma imagem que dá uma ideia perfeita de como há pouca água no planeta Terra, comparado aos materiais sólidos que formam seu volume.


A imagem mostra o tamanho de uma esfera que conteria toda a água da Terra, em comparação com o tamanho do planeta. Repare que estamos falando de volume, não de superfície: cerca de 70% da superfície terrestre está coberta por água, mas o volume de água em relação ao volume da Terra é irrisório. .
A esfera azul em cima dos EUA tem um diâmetro de aproximadamente 1.385 km, com um volume de 1.386.000.000 km³. A esfera inclui toda a água dos oceanos, mares, geleiras, lagos e rios, além das águas subterrâneas, água atmosférica (no ar), e até mesmo a água dentro de você, do seu animal de estimação e dos tomates na sua geladeira. Eis alguns números do USGS: - O volume de toda a água seria de aproximadamente 1,386 bilhão de quilômetros cúbicos (km³). Um quilômetro cúbico de água equivale a cerca de um trilhão de litros d’água. - Cerca de 12.900 km³ de água, a maior parte na forma de vapor d’água, está na atmosfera. Se toda ela precipitasse de uma vez, a Terra seria coberta por apenas 2,5 cm de água. -

domingo, 6 de janeiro de 2013

Reportagem - China - Ponte Pedonal e viaduto Circular , que permite às pessoas para evitar a rotunda de Lujiazui Road.


China Circular Ponte
Pedonal e viaduto, que permite às pessoas para evitar a rotunda de Lujiazui Road. A Oriental Pearl Tower também pode ser acessado a partir desta ponte para ligar as pessoas aos cafés, shopping centers, edifícios de escritórios e uma estação de trânsito. Construído quase 20 metros acima da rua, a ponte pedonal tem muitas escadas rolantes e escadas para entradas e saídas e por causa do design contemporâneo, os vãos entre cada coluna permite que as pessoas no nível da rua para ter uma experiência visual agradável. YouTube: Circular Ponte Pedonal China. Foto de Tisel Milan Vukovic. https://www.facebook.com/TiselMilanVukovic?__req=14 YouTube: Circular Pedestrian Bridge China

Reportagem - O designer italiano Gabrielle Diamanti desenvolveu um produto capaz de dessalinizar água salgada e transformá-la em água potável.

Lydia Cintra 18 de setembro de 2012
Com uma tecnologia simples, o designer italiano Gabrielle Diamanti desenvolveu um produto capaz de dessalinizar água salgada e transformá-la em água potável. O Eliodomestico, como é chamado o projeto, levou 7 anos para ser concluído e já participou de exibições na Itália, França e Espanha.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Reportagem - Projeto no Senado usará critério de sustentabilidade em licitações públicas

Empresas podem ter que comprovar sustentabilidade, A segunda inovação do projeto é que passará a ser exigida das empresas que participarão de licitações públicas, como parte da documentação relativa à qualificação técnica, uma “prova de atendimento de requisitos de sustentabilidade ambiental”. Esses requisitos serão definidos no edital, “sempre que a obra, serviço ou produto licitado envolver potencial dano ambiental, seja por sua natureza ou pela localização das instalações necessárias à sua execução ou fornecimento”.