domingo, 7 de junho de 2015

CONCRETO PVC É OPÇÃO ECONÔMICA NA HORA DE CONSTRUIR por Universo Jatoba

O concreto PVC é mais uma inovação da construção civil que veio para colaborar com a sustentabilidade no setor. Além da característica “verde” do PVC em ser um material reciclável, a praticidade, rapidez e economia que este sistema canadense oferece é o que está animando os empresários do ramo. Como?


O sistema Concreto PVC é composto por perfis leves e modulares de PVC que são combinados por simples encaixe (devidamente travados para assegurar o prumo) e preenchidos com concreto e aço, produzindo paredes e divisórias de alta resistência. Neste sistema, as fôrmas são os próprios painéis. Por isso, ficam incorporadas à construção, servindo como acabamento final, dispensando assim o reboco, revestimentos cerâmicos e pintura. Além disso, pode ser utilizado em edificações diversas, como prédios residenciais (até cinco pavimentos), comerciais, hospitais, escolas, etc.
As instalações elétricas neste sistema utilizam um módulo canaleta nos painéis, que deve ser instalado antes da concretagem, para a passagem de fiação de tomadas e interruptores, substituindo os conduítes e caixas para tomadas. As tubulações de água e esgoto devem ser instaladas antes da montagem da malha de aço.


Diversas são as vantagens construtivas do sistema Concreto PVC: economia de material de construção, economia de mão de obra, redução do cronograma de execução da obra, dispensa de equipamentos pesados e ferramentas especiais, ganho de área útil, dispensa de execução de pilares (as lajes são suportadas pelas paredes do sistema), e, pasme, redução de 80% de desperdício com materiais no canteiro e economia de 75% de consumo de água e energia durante a obra.
Os benefícios desse sistema também se prolongam após a fase de construção. Uma vez instalado, o usuário pode conferir o bloqueio contra umidade, conforto acústico e térmico, fácil limpeza, possibilidade de aplicação de revestimentos cerâmicos, texturas, reboco, pintura, etc., resistente ao sol, vento, chuva e maresia.
Todavia, nem tudo são flores no sistema Concreto PVC. As desvantagens também existem e podem ser traduzidas no alto custo inicial, dificuldades em achar fornecedores dos painéis, baixo potencial de reformas e presença de vibrações (choques).
Felizmente os benefícios superam de longe as desvantagens, e a prova disso é a crescente disseminação deste sistema no Brasil. Tanto é que, para ajudar no combate ao déficit habitacional, o Programa Minha Casa Minha Vida está adotando o Concreto PVC em seus projetos em mais de dez estados. É uma ótima novidade para a construção sustentável.

Ivana Jatobá é Engenheira Civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália. Atua como consultora em implantação de sistema de qualidade ISO 9001 e Meio Ambiente ISO 14000 em canteiros de obras.
Ivana Jatobá escreve às quintas aqui no Universo Jatobá.

Fonte; http://www.universojatoba.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário