A Cana de Macaco e o Chapéu de Couro são duas plantas nativas da região amazônica e são bastante conhecidas por suas propriedades medicinais. Ambas são utilizadas na medicina popular para tratar diversas enfermidades.
A Cana de Macaco, também conhecida como Costus spiralis, é uma planta herbácea que pode atingir até dois metros de altura. Suas folhas são longas e estreitas e suas flores são grandes e vermelhas. A planta é encontrada principalmente em regiões úmidas e de mata fechada.
Propriedades medicinais da Cana de Macaco:
Anti-inflamatória
Analgésica
Antimicrobiana
Diurética
Cicatrizante
Antitumoral
Reprodução da Cana de Macaco: A Cana de Macaco pode ser reproduzida por sementes ou por divisão de touceiras. A melhor época para a plantação é no final da primavera ou início do verão, quando as temperaturas estão mais amenas e a umidade do ar é maior.
Receita medicinal com Cana de Macaco: Chá de Cana de Macaco para tratar inflamações e dores no corpo:
Ferver 1 litro de água
Adicionar 10 folhas de Cana de Macaco
Deixar em infusão por 10 minutos
Coar e beber 3 vezes ao dia
O Chapéu de Couro, também conhecido como Echinodorus grandiflorus, é uma planta aquática que pode atingir até 1 metro de altura. Suas folhas são grandes e robustas e suas flores são brancas e delicadas. A planta é encontrada em lagos e rios de água doce.
Propriedades medicinais do Chapéu de Couro:
Anti-inflamatória
Diurética
Antioxidante
Antitumoral
Hepatoprotetora
Reprodução do Chapéu de Couro: O Chapéu de Couro pode ser reproduzido por sementes ou por divisão de touceiras. A melhor época para a plantação é no início da primavera, quando as temperaturas começam a subir e a umidade do ar está mais alta.
Receita medicinal com Chapéu de Couro: Chá de Chapéu de Couro para tratar inflamações e problemas hepáticos:
Ferver 1 litro de água
Adicionar 10 folhas de Chapéu de Couro
Deixar em infusão por 10 minutos
Coar e beber 3 vezes ao dia
É importante ressaltar que antes de utilizar qualquer planta medicinal é necessário consultar um profissional de saúde, pois algumas plantas podem ter efeitos colaterais ou interagir com medicamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário