quinta-feira, 20 de abril de 2023

Canteiro com tecnica alemã


A técnica agrícola hugelkultuur e suas vantagens


Hugelkultur é uma técnica agrícola que envolve a criação de camas elevadas com base em madeira em decomposição. A técnica vem da Alemanha e significa "cultura em colina".

A técnica envolve a colocação de troncos, galhos e outros materiais de madeira no solo para criar uma camada elevada, sobre a qual é adicionada uma camada de folhas e outros materiais orgânicos, seguida por uma camada de solo. A madeira em decomposição serve como uma esponja, retendo a água e nutrientes para as plantas e, ao mesmo tempo, fornecendo um habitat para organismos benéficos do solo.

As vantagens da técnica de hugelkultur incluem:

Economia de água: devido à capacidade da madeira em decomposição para reter água, as plantas podem sobreviver com menos água.

Melhora a qualidade do solo: a decomposição da madeira libera nutrientes no solo, o que aumenta a fertilidade do solo a longo prazo. Além disso, a madeira em decomposição ajuda a soltar o solo e aumenta a porosidade, permitindo que as raízes das plantas se espalhem mais facilmente.

Baixa manutenção: a técnica de hugelkultur não requer muita manutenção, pois as plantas crescem naturalmente em solo fértil.

Utiliza resíduos de madeira: a técnica é uma forma sustentável de utilizar resíduos de madeira, que de outra forma seriam descartados.

Aumenta a produtividade: as plantas cultivadas em hugelkultur podem ter uma produção maior e mais saudável devido à presença de nutrientes no solo e à capacidade de retenção de água.

Em resumo, a técnica de hugelkultur pode ser uma opção atraente para jardineiros e agricultores que buscam uma forma sustentável e de baixa manutenção de cultivo de plantas, enquanto também aproveitam resíduos de madeira e melhoram a qualidade do solo.


&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Aproveite e visite minha 
lá tem muitos livros e muitos outros produtos.
Ao comprar através desse link você está 
colaborando com os projetos.

- Banco de Plantas Medicinais, 
- Clube de Leitura e 
- Cidade Poética

Nenhum comentário:

Postar um comentário