terça-feira, 27 de março de 2012

Sustentabilidade urbana será tema de debates no Idesp


Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 26/03/2012 às 09:22

O Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) realiza em seu auditório, nesta terça-feira (27), a partir das 9 horas, mais uma edição da série de seminários mensais denominada “Diálogos sobre Desenvolvimento”. Promovida juntamente com o Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (Numa/UFPA), a programação traz como tema central “Cidades Paraenses em direção a uma agenda de pesquisa sobre sustentabilidade urbana e ambiental no estado do Pará”.
O debate se dá no momento em que o Brasil se prepara para receber a Rio+20, entre os dias 13 e 22 de junho, a fim de marcar os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), além de renovar os compromissos políticos firmados há 20 anos e avaliar os progressos e as lacunas em relação ao desenvolvimento sustentável durante o período.
O evento promovido por Idesp e Numa pretende traçar discussões a partir de perspectivas não somente aquelas que ligam o conceito de sustentabilidade à proteção ambiental, mas também à utilização do meio ambiente relacionada a aspectos socioeconômicos e culturais, agregando a manutenção ou melhoria de sistemas naturais visando à vida coletiva ao significado da palavra. Serão abordadas as políticas públicas como incentivadoras da adaptação humana a um padrão de escolhas e comportamentos que gerem um desenvolvimento sustentável e os desafios da promoção da sustentabilidade urbana nas cidades paraenses.
Além de representantes do Idesp e do Numa/UFPA, estarão presentes representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), da Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Serviço:
As inscrições poderão ser feitas gratuitamente através do site www.idesp.pa.gov.br. Poder público, estudantes, pesquisadores, sociedade civil organizada, todos poderão participar e receberão certificado, mediante presença em, no mínimo, setenta por cento da programação do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário