sábado, 14 de julho de 2012

HÉRCULES GÓES ELEITO PALADINO DA SUSTENTABILIDADE


A Rio+20, com todas as suas virtudes e defeitos, deixou algumas marcas importantes nas vidas dos seus cinquenta mil participantes.
Certamente, a consagração recebida pelo ativista e jornalista ambiental Hércules Góes foi das mais expressivas, através de mais de cento e cinqüenta pessoas no X Seminário Internacional de Sustentabilidade e acima de quinhentos estudantes que lotaram os armazéns dos Píers 1, 2 e 3 do Mauá, no Rio de Janeiro.

Os estudantes e ongueiros presentes nas Conferências da Sociedade Civil calaram fundo o coração e a alma do advogado cinqüentão com longa história voltada às causas sustentáveis de Rondônia e da Amazônia legal brasileira. Historiador, nasceu em Santos e tornou-se um verdadeiro Paladino da Sustentabilidade.
A reputação de ambientalista com trajetória de quase três décadas de luta e superação, reconhecida pelos internautas e estudantes antenados naquele conclave ambiental paralelo à Rio+20, constatou no homenageado as características que fazem parte das causas do tripé da sustentabilidade nas áreas sociais, econômicas e ambientais.
O paladino apontado pelos estudantes na Rio+20 viu no ativista, ares de campeão em luta pela causa da Saída para o Pacífico, Estrada de Ferro Madeira Mamoré e Forte Príncipe da Beira.
Verdadeiro atleta, herói e defensor da estabilidade ambiental aos ribeirinhos do Vale do Guaporé, como precursor das causas preservacionistas naquela região fronteiriça com a Bolívia e defensor, advogado e apologista do turismo rondoniense e amazônico nos primórdios da Eco 92, Cop 15 e agora, Rio+20.
Batalhador pelo patrimônio sócio cultural e ambiental amazônico e do litoral norte de S Paulo, onde fundou as entidades Fundação Vale do Guaporé em l991, Sociedade de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Rondônia em 1998 na região amazônica, sustentáculo da Proteção do Litoral Norte de São Paulo e baixada santista, tutor, mentor e protagonista do Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia e do litoral norte de São Paulo.
Protagonista, pioneiro, desbravador e descobridor das ecoexpedições culturais sustentáveis Marcas do Brasil na Cop 15 da Dinamarca em 2009 e 2012 na América Latina, o ativista Góes sempre teve em suas caminhadas na junção do jornalismo e do ativismo ambiental, companheiros de longas jornadas pela sustentabilidade no mundo: Erundina Barbosa de Oliveira , presente em sua caminhada por mais de duas décadas, Hércules Magnus Góes, José Francisco Pacillo , Martin Augusto Góes, Darius Vaquer de Araujo, Ricardo Costa, João Batista Costa e outros ativistas que se entrevistou ou batalhou como Jacques Cousteau em l992, Cacique Mario Juruna, Cacique Raoni mais recentemente, Almir Surui , Mario Mantovani, Amyra El Khalily, Wilmar Berna, Dal Marcondes, Silvio Barros e tantos companheiros e celebridades nesta jornada que teve o ápice agora na Rio+20.
As atividades literárias com os onze livros publicados sobre integração latino americana sustentável, a realização de doze seminários internacionais de sustentabilidade no Brasil e no exterior, a edição de centenas de milhares de jornais Ecoturismo, Onda Verde e Amarelo, Revista Ecoturismo, TV E Rádio Ecoturismo, tem chancelado o total compromisso com a sustentabilidade que não é mera marca de certificação, mas, de vivência real e confirmada pela sociedade planetária.
Os compromissos com as construções, arquitetura e cidades sustentáveis, tecnologia e inovação tecnológica sustentável, esportes sustentáveis, justiça climática e redução de gases de efeito estufa e créditos de carbono, os comprometimentos com os Redd e as comunidades florestais, a logística e os portos sustentáveis, os bicombustíveis e matrizes renováveis como as eólicas, solares, hidrelétricas e sua mais recente adesão à causa da inclusão da Pacha Mama ou Mãe Terra como Organismo Vivo no Brasil, encampando ações do Global Alliance for the Rights of Nature, fazem do ativista, historiador, mestrando em Direito e jornalista Hércules Góes, do Ecoturismo, do Guiness Book de 1994 a todas as ações sustentáveis, fazem da marca do ambientalista, o principal atributo de sua intangível e permanente luta pela causa que vai tomar conta deste século XXI.
Thiago Guedes Góis e Célia Belda, assessores de imprensa do Grupo Editorial Ecoturismo, Fundação do Vale do Guaporé, Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia e litoral Norte de São Paulo e Proteção da Baixada Santista

Autor: ASSESSORIA
Fonte: O NORTÃOhttp://www.onortao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário