sábado, 13 de outubro de 2012

Reportagem - Borboletários pelo Brasil

por Aida Lima (edição Natureza 241)
Fonte;  http://www.europanet.com.br
Em meio às borboletas
bb
Um ótimo passeio para você e seu pequeno jardineiro é visitar um borboletário. No parque Santa Genebra, em Campinas, interior de SP, os estudantes podem acompanhar de perto esses insetos e entender como nascem e se desenvolvem. O parque tem 251 hectares de mata, e o borboletário ocupa 380m2 de estufas fechadas por tela. Lá, as borboletas circulam entre flores que as atraem pela cor e pela grande quantidade de néctar que produzem. Algumas são a multicolorida flor-do-egito (Pentas lanceolata), o delicado cambará-de-jardim (Lantana camara) que dá flores amarelas e laranja, o beijo-pintado (Impatiens hawkeri hybrid) em tons de rosa a branquinha margarida-de-maio (Montanoa bipinnatifida). O parque é público e mantém um trabalho de visitas monitoras inclusive para escolas – com crianças a partir de 3 anos de idade –, até alunos de faculdades. Para cada faixa etária há um programa específico.
Cantinho da Natureza
A bióloga Cynira da Silva Gabriel é consultora do Borboletário Santa Genebra e junto com outras duas arquitetas desenvolve um trabalho intitulado Cantinho da Natureza em que atendem escolas públicas ou particulares interessadas em criar um espaço para estudo das borboletas. As arquitetas visitam a escola e escolhem espaços ociosos para a montagem de um jardim. Elas indicam as plantas que atraem borboletas e assim, o local vira um ponto de visitação desses insetos que podem ser estudados ao ar livre. O melhor disso tudo é que as borboletas vivem soltas e as crianças desenvolvem um senso de responsabilidade, já que ficam com a tarefa de cuidar das plantas e das pupas – o estágio entre a larva e o adulto, na metamorfose da borboletas – que ali sem instalam para viver.
Para se aprofundar mais:
O Parque Santa Genebra onde fica o borboletário abre de terça a domingo das 8 até as 18 horas. Visitas monitoradas acontecem todo último sábado do mês a partir das 9 horas. Escolas interessadas em agendar visitas devem ligar para o número (19) 3249-0720.
E mais: A CPT, empresa especializada em videoaulas, desenvolveu o videocurso Criação de Borboletas, sob a coordenação técnica do professor Dr. Osmar Salles de Figueiredo. Ele apresenta de forma simples a criação das borboletas e o funcionamento de um borboletário. Preço R$ 118. CPT, tel.: (31) 3899-7000
Outros pelo Brasil:
• Borboletário Flores que Voam
Campos do Jordão, SP
www.floresquevoam.com.br
(12) 3663-6444
• Borboletário do Jardim Botânico de Diadema
Diadema, SP
Fechado temporariamente. Visitas, só com agendamento
(11) 4059-7600
• Borboletário do Jardim Zoológico
Brasília, DF
(61) 3345-3311
• Borboletário do Zoológico Municipal
Belo Horizonte, MG
(31) 3277-7259
• Borboletário do Parque das Aves
(45) 3529-8282
Foz do Iguaçu, PR
• Borboletário do Parque Naturalístico Mangal das Garças
Belém, PA
(91) 3242-5052


Nenhum comentário:

Postar um comentário