sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Reportagem - Abrace o Muriqui (lançamento da candidatura do macaco muriqui a mascote das olimpíadas de 2016) – Veja o vídeo. Conheça também o Projeto Muriqui – ES. A Floresta Atlântica, um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta terá uma grande oportunidade quando das olimpíadas de 2016, e o Estado do Espírito Santo tem o dever de realizar e apoiar os projetos já existentes principalmente os de proteção aos Muriquis e a Floresta Atlântica. Estado, municípios, institutos, autoridades e cidadãos, tem a missão de evitar um fiasco mundial e escolher o caminho da sustentabilidade, trazendo a preservação, o turismo ecológico, melhorando os acessos aos municípios e toda a estrutura necessária para receber turistas do mundo todo. O Rio de Janeiro é aqui do lado. Em 2014 a Copa do Mundo trará milhares de turistas, o que tem sido feito para trazer esses turistas ao nosso estado? Sr. Governador Renato Casagrande tome para si essa responsabilidade.

 

 
Direção ROGER NASCIMENTO
Produção executiva MARCIO USAI
Roteiro LUDMILA ESPÍNDOLA
Direção de fotografia GUILHERME AZEVEDO
Fotografia adicional DIMITRI MARTINOVICH
Imagens GUILHERME AZEVEDO e JULIO CEZAR MOTTA
Assistente de externa JACKSON CERQUEIRA
Áudio JULIO MAURO e CARLOS CONTI
Trilha sonora CLAUDIA USAI
Narração TARCÍSIO FILHO
Still DALTON VALERIO
Arte RODRIGO PIMENTA
Edição e finalização MYTHAGO

            
Enviado por rogerns5 em 26/10/2011
O “Projeto Muriqui – ES” é desenvolvido desde 2002, com apoio de proprietários rurais de Santa Maria de Jetibá e de instituições públicas e privadas. O Projeto foi estimulado pela descoberta de várias pequenas populações de muriquis no município, representando uma oportunidade ímpar para a pesquisa e conservação da espécie.

O Projeto envolve o censo dos muriquis em Santa Maria, o estudo do comportamento e ecologia, o estudo genético e de ecologia da paisagem. Além disso, foi desenvolvido um projeto piloto de educação ambiental, de ecoturismo e de recuperação de áreas degradas.
Posteriormente foi iniciado um censo da população de muriquis no parque Nacional de Caparaó, onde certamente tem a maior população da espécie no Espírito Santo. O próximo desafio é propor uma estratégia de conservação do muriqui no Estado, considerando também as populações existentes na Reserva Biológica Augusto Ruschi e seu entorno, no município de Santa Teresa.

O “Projeto Muriqui - ES” é executado pelo IPEMA – Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica e Departamento de Ciências Biológicas – UFES, e recebeu apoio do Probio/MMA, CNPq, Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, Conservação Internacional, Fundação Biodiversitas, Associação de Certificação Chão Vivo e Prefeitura Municipal e escolas de Santa Maria de Jetibá.
Fonte;  http://www.biodiversidade.org.br
 

PL que beneficia mata atlântica não anda na Câmara

Publicado em 15 de novembro de 2012

Apesar de definido como prioritário, PL que beneficia mata atlântica não anda na Câmara

PROPOSTA É DA UNIÃO E FOI PARAR NA COMISSÃO DA AMAZÔNIA, CONTRARIANDO OS INTERESSES DOS CAPIXABAS
Ubervalter Coimbra
Este novo adiamento é mais um golpe no bioma mata atlântica.
O Projeto de Lei nº 7.437/10 permite a transferência do instituição, que atualmente integra a estrutura do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), “para a estrutura básica do Ministério da Ciência e Tecnologia, atribuindo-lhe nova denominação, qual seja, Instituto Nacional da Mata Atlântica”.
A tramitação na CAINDR é conclusiva. No seu parecer, o relator Valtenir Pereira reconhece que o Museu de Biologia Professor Mello Leitão é “uma das principais instituições ligadas ao patrimônio natural do País, sediado no Estado do Espírito Santo”.
E que a sua transferência para o Ministério da Ciência e Tecnologia “é reivindicação antiga de ambientalistas e cientistas, haja vista se tratar de verdadeira solução para enfrentar as dificuldades financeiras e a falta de recursos humanos necessários ao seu funcionamento”.
Analisa outras proposições contidas no projeto e por considerar o projeto “meritório”, vota por sua aprovação.
Esta posição favorável do relator e o fato de ter sido encaminhado pelo governo federal, não têm sido suficiente para que o projeto seja votado na CAINDR.
A cada omissão da comissão, como agora, os apoiadores do projeto se manifestam. Entre estes, a Associação de Amigos do Museu de Biologia Professor Mello Leitão (Sambio), entidade que monitora as deliberações da comissão.
O projeto já foi aprovado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, (CCTCI ) e de Trabalho e de Administração (CTASP). Mas foi retirado de pauta em 23 de maio deste ano, quando seria analisado parecer favorável do deputado Audifax Barcelos (PSB) na Comissão de Finanças e Tributação (CFT). Sua tramitação então foi modificada, passando para a CAINDR.
O Museu Mello Leitão foi fundado em 1949 pelo naturalista Augusto Ruschi (1915-1986). É uma das principais instituições ligadas ao patrimônio natural do País. Com sede no município de Santa Teresa, região serrana capixaba, controla as estações biológicas de Santa Lúcia e Caixa D’água, localizadas no mesmo município.
Mesmo com restrições orçamentárias e carência de recursos humanos, o Museu Mello Leitão se mantém como uma referência nacional e internacional no apoio à pesquisa e conservação da mata atlântica.
Fonte: http://www.seculodiario.com.br/exibir.php?id=1962
Do Site; http://www.sambio.org.br/










Nenhum comentário:

Postar um comentário