quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Reportagem - O sul da Espanha conta com uma usina solar muito eficiente. Através de uma tecnologia exclusiva, a usina Gemasolar acumula energia e produz eletricidade mesmo em dias chuvosos e à noite.


Usina solar na Espanha funciona 24 horas por dia


A usina produz 60% a mais de energia do que as convencionais. Foto: Daily Mail
Entre as cidades de Sevilha e Córdoba já é possível ver a torre iluminada, com 2.650 painéis solares de 120 metros quadrados cada. Os painéis refletem a luz do sol sobre a torre e ao mesmo tempo transmitem energia equivalente a mil vezes a que recebemos em terra. Esta grande central funciona 24 horas por dia.
Toda a energia é armazenada em um recipiente de sais dissolvidos, com temperatura superior a 500 graus. Estes mesmos sais são usados posteriormente para produzir vapor e assim acionar uma turbina que gera eletricidade.
A capacidade de estocar energia é a grande vantagem da Gemasolar. A usina produz 60% a mais de energia do que as convencionais. Ela também pode funcionar em até 6,4 mil horas por ano, enquanto em uma central comum a produção é feita em, no máximo, duas mil horas.
"A quantidade de energia que produzimos por ano é equivalente ao consumo médio de 30 mil lares na Espanha, portanto, de cerca de 90 mil pessoas", explica Santiago Arias, diretor técnico da Torresol Energy, que administra a instalação. De acordo com ele, há uma economia anual de 30 mil toneladas de CO2.
Na Espanha a geração de energia renovável tem sido estimulada. Em 2011, por exemplo, este tipo de energia supriu um terço da demanda nacional de eletricidade, principalmente com a produção de energia eólica.
Santiago Arias reconhece que um projeto de usina como este custa caro, pois exige muitos investimentos. Entretanto, acredita que em breve o empreendimento dará lucros a todos os envolvidos.
Atualmente, a Espanha vive uma crise econômica que causou uma medida desanimadora: todos os subsídios concedidos a novas centrais de produção de energia renovável foram suspendidos. Por conta disso, a Torresol Energy possui três projetos parados neste momento. Até agora, a empresa não conseguiu vender a tecnologia Gemasolar. Com informações do Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário