sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Reportagem - Perto de Belo Horizonte o Instituto Inhotim oferece um grande conjunto de obras de arte, expostas a ceú aberto ou em galerias temporárias e permanentes, situadas em um Jardim Botânico, de rara beleza…



Inhotim
O paisagismo teve a influência inicial de Roberto Burle Marx (1909-1994) e em toda a área são encontradas espécies vegetais raras, dispostas de forma estética, em terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada. O Instituto Inhotim, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, além desses espaços de fruição estética e de entretenimento - que lhe garantem um lugar singular entre outras instituições do gênero - desenvolve também pesquisas na área ambiental, ações educativas e um significativo programa de inclusão e cidadania para a população do seu entorno.
 
 

Detalhe do jardim - Foto: Marcus FricheArte Contemporânea
O acervo artístico abriga mais de 500 obras de artistas de renome nacional e internacional, como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken, Janet Cardiff, entre outros. O Inhotim se diferencia de outros museus por oferecer ao artista condições para a realização de obras que apenas em seu parque poderiam ser construídas.


Jardim Botânico
Em uma área de 97 hectares, o Jardim Botânico conta com diversas coleções botânicas entre as quais se destacam a de Aráceas, uma coleção de orquídeas da espécie Vanda, com 350 indivíduos de diferentes espécies e, ainda, uma das maiores coleções de palmeiras do mundo com mais de 1.400 espécies. Pesquisas e projetos botânicos e paisagísticos são desenvolvidos em parceria com órgãos governamentais e privados.

Inclusão e Cidadania
O Inhotim tem se tornado um vetor fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do município de Brumadinho e de seu entorno. Projetos como o Inhotim Encanto e Coral e Iniciação Musical valorizam a vocação da região e mobilizam crianças, jovens e adultos. Importante interlocução também tem sido estabelecida com os empresários da região para o incremento de suas atividades econômicas, além de diversos projetos em parceria com o poder público local.
Acervo
Por razões históricas, o acervo botânico do Inhotim é hoje melhor representado por grupos com valor paisagístico, mas apresenta uma boa representatividade filogenética. Ao todo, são mais de 4.700 acessos, representando 181 famílias botânicas, 953 gêneros e pouco mais de 4.200 espécies de plantas vasculares. Tamanha diversidade faz do Inhotim um espaço único, com a maior coleção em número de espécies de plantas vivas dentre os Jardins Botânicos brasileiros.
O Inhotim possui o que se acredita ser a maior coleção mundial de palmeiras, com cerca de 1400 espécies/híbridos/variedades, mais de 1800 acessos e um total de mais de 20000 indivíduos (entre plântulas e indivíduos adultos). A coleção de Araceae, família que inclui de imbés a antúrios e copos-de-leite, é a maior da América Latina com mais de 600 acessos e cerca de 450 espécies. As orquídeas estão representadas por cerca de 420 acessos, em 334 espécies.
O acervo botânico mantido no Inhotim contribui para a conservação ex situ, já que mantém e propicia a replicação de um grande número de espécies, algumas delas já sob risco de extinção em seu habitat. Além disso, dentro da filosofia dos jardins botânicos, o Inhotim mantém parcerias com várias instituições e busca promover intercâmbio entre coleções, permitindo futuras etapas de reintrodução dessas espécies em ambientes naturais.
O levantamento oficial do acervo iniciou-se em janeiro de 2009, concomitantemente com o tombamento dos novos acessos. Os números do acervo botânico são (atualizados em maio de 2010):
Acessos: 4710
Ordens: 52
Famílias: 181
Gêneros: 953
Espécies: pouco mais de 4200
Famílias melhor representadas:
1º Arecaeae (1807 acessos)
2º Araceae (637 acessos)
3º Orchidaceae (420 acessos)
4º Bromeliaceae (129 acessos)
5º Fabaceae (124 acessos)
6º Acanthaceae (101 acessos)
7º Asparagaceae (97 acessos)
8º Heliconiaceae (89 acessos
Fonte;  http://www.inhotim.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário