O relatório apontou que a sustentabilidade é uma necessidade real para as empresas, mas as companhias, muitas vezes, têm dificuldade para divulgar as práticas que realizam.
A linguagem das campanhas faz a diferença
Foto: jinjaSi
Um relatório norte-americano do World Economic Forum e Accenture apontou que a sustentabilidade é uma necessidade real para as empresas, mas as companhias, muitas vezes, têm dificuldade para divulgar as práticas que realizam. Apesar dos milhões de dólares gastos na divulgação do conceito ao longo da última década, apenas 28% das pessoas sabem o que termos como "sustentável", "responsável", "eco friendly" e "verde" realmente significam, e 44% acreditam na prática sustentável de grandes empresas.
A pesquisa sugere que as empresas utilizem uma linguagem mais familiar para que o consumidor compreenda e confie em suas escolhas sustentáveis. "Os consumidores precisam ser mais animados e motivados pela sustentabilidade", afirma o relatório.
Com o objetivo de auxiliar as empresas nesse desafio, o site Fast Co.Exist reuniu seis dicas para o sucesso das instituições na comunicação para com o público.
1. Aproveitar o que o mercado tem de melhor
Começar enfatizando os conceitos que os consumidores podem relacionar às suas vidas pode ser um bom início. Por exemplo, na Toyota a sustentabilidade é sinônimo de qualidade.
A abordagem da empresa sobre a qualidade consiste em um novo conceito chamado de Kaize, que representa um melhor design, produção, logística, desempenho do veículo, e impacto ambiental, incentivando o usuário a acreditar e aderir à ideia.
2. Simplificar
Geralmente, questões que envolvem a sustentabilidade são vistas como complexas e é aí que as marcas devem ter a consciência do seu poder de inspirar as pessoas. A utilização de slogans simples e que se relacionem com o cotidiano da população pode ser uma saída. Por exemplo, a Nike "constrói um mundo melhor", a Zappos"proporciona felicidade". Esses slogans possuem "promessas" claras.
3. Seja positivo
Quantas vezes você já viu um anúncio na TV mostrando um ecossistema devastado, crianças famintas ou animal maltratado e mudou o canal? Essa é uma reação natural. Por isso, em vez de colocar uma propaganda com mensagens negativas, seja positivo. As empresas devem fazer o que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez em 2012. Ele convidou a população para a causa com a frase "Sim, você pode" e conquistou boa parte dos eleitores.
4. Pergunte ao cliente
Estreitar os laços entre empresa e cliente pode ser uma boa opção para conquistar a confiança do consumidor na hora de fazer escolhas, por isso, a comunicação é um ponto fundamental. As empresas podem utilizar as redes sociais, e-mails, cartas para saber dos consumidores o que eles querem e precisam para apoiar seus esforços para alcançar a sustentabilidade.
5. Apresentar o porquê
As empresas precisam mostrar aos consumidores o que as atitudes tomadas podem influenciar positivamente para suas vidas. Por exemplo, nas embalagens da empresa norte-americana Plum Organics, há informações sobre os benefícios de utilizar o produto de forma mais segura e saudável.
6. Acredite na sustentabilidade
Antes de convencer o consumidor sobre a importância da sustentabilidade e a veracidade da prática nas empresas, é necessário que os próprios gestores das instituições acreditem na ideia.
Fonte; http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/seis-maneiras-de-comunicar-a-sustentabilidade-para-os-consumidores/?cHash=52d2f40472775d25b02a41321d08cfe0
Nenhum comentário:
Postar um comentário