sábado, 15 de agosto de 2015

Campanha "Proteja o pedestre" do Blog http://espiritosantosustentavel.blogspot.com.br/

Por que será que uma ideia tão simples não é feita?

O Blog Espírito Santo Sustentável quer incentivar a adoção de cones em abrigos de ônibus e outros locais para maior proteção ao cidadão.
Essas fotos exemplificam, porém nossos arquitetos poderiam estilizar as "casacas e tambores", instrumentos musicais usados nas bandas de congo, divulgando assim nossa cultura.
Ass. Robson Côgo





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sábado, 8 de agosto de 2015

Quando era criança sempre ouvia piadas ridicularizando os portugueses. O tempo mostrou que não.

Ora pois, pois...

Venha curtir minha Fan Page 
https://www.facebook.com/RobsonCogo


 Um fraterno abraço de Robson Côgo.

Autocarro híbrido sobre o Rio Tejo - Lisboa - Portugal


Autocarro híbrido do Parque da Pena - Sintra



terça-feira, 4 de agosto de 2015

Educação ambiental pode virar disciplina obrigatória nas escolas


Matemática, Português, Geografia e… Educação Ambiental! Em breve, o assunto pode virar disciplina obrigatória em todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio do Brasil. Pelo menos, é o que prevê o PLS 221/2015, de autoria do senador Cássio Cunha Lima.

Atualmente, o assunto passa longe de ser bem abordado nas salas de aula do país. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o único compromisso das escolas é tratar o tema, ocasionalmente, dentro das disciplinas obrigatórias – o que, para o autor da nova medida, não é suficiente.

 

Educação ambiental pode virar disciplina obrigatória nas escolas

“Tratar a educação ambiental como tema transversal, como é hoje, inviabiliza uma prática contínua, permanente e com conteúdo próprio. Assuntos como reciclagem, sustentabilidade, medidas de reúso de água e ecologia devem ser tratados com a devida importância”, disse Lima àAgência Senado. Concorda?

O PLS aguarda votação na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e, se aprovado, vai ser submetido à avaliação da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, para só depois ir a plenário (e, posteriormente, passar por sanção presidencial). Ou seja, a medida ainda tem um longo caminho a percorrer até virar Lei.

Vai torcer para a ideia sair do papel?

Foto: imprensalaurodecom/Creative Commons

Fonte; http://www.thegreenestpost.com/

domingo, 2 de agosto de 2015

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Que volte a cantoria e a poesia na beira do rio

Que a alegria possa voltar na beira do rio.

Antes que o tempo finde, podemos e devemos fazer algo por
nosso amado Rio Doce. Visite o blog
http://salveoriodoce.blogspot.com.br/ 
e Curta a Fanpage
https://www.facebook.com/pages/Rio-Doce/861503377273485?ref=hl

A tragédia de 2013


Marcelo Hollanda piloto de helicóptero do NOTAer está escrevendo um livro sobre a tragédia de 2013! Várias pessoas estão sendo entrevistas comentando detalhadamente sobre os fatos ocorridos. Ainda dá tempo de inserir algum dado no livro, haja vista que o esboço está em processo de editoração.
Acesse a fanpage que explica como participar do livro. Acesse www.catarse.me/anjosaudazes , participe e ajude a divulgar.

Fonte; Curta e Compartilhe a Fanpage Nossa Colatina https://www.facebook.com/nossacolatina?fref=ts 

TRAGÉDIA DE 2013
Marcelo Hollanda piloto de helicóptero do NOTAer está escrevendo um livro sobre a tragédia de 2013! Várias pessoas estão sendo entrevistas comentando detalhadamente sobre os fatos ocorridos. Ainda dá tempo de inserir algum dado no livro, haja vista que o esboço está em processo de editoração. Acesse a fanpage que explica como participar do livro. Acesse www.catarse.me/anjosaudazes , participe e ajude a divulgar. E-mail:marcelohollanda1@gmail.com facebook.com/nossacolatina
Posted by Nossa Colatina on Sábado, 11 de julho de 2015

domingo, 26 de julho de 2015

Rio Doce

Antes que o tempo finde, podemos e devemos fazer algo por nosso amado Rio Doce. Nesse sentido iniciamos o Blog
http://salveoriodoce.blogspot.com.br/ e esta página no facebook https://www.facebook.com/pages/Rio-Doce/861503377273485 com o objetivo claro e definido de unir os que o rio viu crescer e de sensibilizar os que se incomodam por essa tragédia ambiental, fazendo com que esses canais sirvam de referência em pesquisas, artigos, resgate histórico, vídeos, fotos e ações que permitam reverter essa triste situação.
Abraços fraternos
Robson Côgo
Pessoas entrando numa canoa à margem do Rio Doce, em 1910
Fonte; http://www.ibamendes.com/


quarta-feira, 22 de julho de 2015

O rio que me viu crescer

O rio que me viu crescer
Hoje não consegue cumprir
O destino de sua natureza

Um estranho sentimento
Ver um rio chorando
Entre areia e lamento

Com o passar dos dias
Definhando em anos
Peixes e pescadores
Pássaros e florestas

Milhares de anos
Destruído pela ganância
Estupidez e ignorância
Tudo em menos de cem anos

Poema - Robson Côgo.

Banco de areia impede encontro de Rio Doce com o mar em Regência, no ES

http://g1.globo.com/espirito-santo/estv-2edicao/videos/t/edicoes/v/banco-de-areia-impede-encontro-de-rio-doce-com-o-mar-em-regencia-no-es/4337537/

sexta-feira, 17 de julho de 2015

A rica e desconhecida cultura capixaba


Capoeira, Congo, Folia de Reis dentre outras manifestações culturais do Espírito Santo deveriam fazer parte de uma programação para recepcionar os turistas principalmente no Aeroporto "Internacional" de Vitória, bem como apresentações programadas durante o ano nas escolas, pois tem muita criança que nunca viu uma folia de reis, uma banda de congo, uma sanfona, uma viola.  Com a palavra o Secretário de Cultura, o Secretário de Turismo, o Secretário de Educação, o Conselho Estadual de Cultura, e você que nos lê.
Uma campanha do Blog http://espiritosantosustentavel.blogspot.com.br/


~ Capoeira is a Brazilian martial art dance from Angola Africa ~ #Amazingfollow the page> Young Paris
Posted by Young Paris on Sexta, 3 de julho de 2015





quinta-feira, 16 de julho de 2015

Vídeo maneiro, mostrando a gastronomia peruana. Por que ainda ninguém fez um sobre a culinária capixaba?. Muita gente acha que só sabemos fazer muqueca.


“El #Perú es hoy, gracias a su cocina, un fenómeno mundial” Ferran Adrià
Posted by Marca PERÚ on Terça, 14 de julho de 2015



Surpreenda seu cliente
Com um brinde inteligente
Sublimatize um poema
Escolha no Blog http://hayy-kayy.blogspot.com.br/
E fale com a gente
Encomendas
Robson Côgo
Cel. 9.9939.9405
E-mail - rjcogo@gmail.com

sábado, 4 de julho de 2015

Drone reflorestador. As pequenas naves teleguiadas, os drones, são capazes de plantar 36 mil árvores por dia, 1 bilhão por ano.

Por Regina Scharf mora em Portland, Oregon, considerada uma das cidades mais sustentáveis dos Estados Unidos. Sua cobertura de temas ambientais, iniciada em meados dos anos 80, rendeu prêmios como o Reuters-IUCN (América Latina) e o Ethos. Regina também escreve para o blog Deep Brazil.

Fonte: Página 22
Lauren Fletcher, engenheiro egresso da agência espacial americana, a Nasa, desenvolveu um modelo interessante de reflorestamento em escala industrial com o uso de pequenas naves teleguiadas, os drones. Elas são capazes de plantar 36 mil árvores por dia, 1 bilhão por ano. Algumas precauções aumentam a possibilidade de que as sementes dispersas vinguem. O processo desenvolvido pela BioCarbon Engineering, empresa criada por Fletcher, envolve duas estapas principais para minimizar os riscos. Primeiro é feito um mapeamento detalhado em 3D do terreno a repovoar, o que permite desenhar um itinerário e definir os melhores pontos para a semeadura. As sementes são pré-germinadas e envolvidas em pequenas pelotas de gelatina nutriente (o vídeo ao lado, em inglês, detalha esse processo). O drone voa bem perto do solo, o que evita a dispersão. O projeto começou a ganhar atenção por ser finalista da competição internacional Drones for Good, promovido pelos Emirados Árabes para destacar projetos que utilizam drones de forma socioambientalmente benéfica. Fletcher e sua equipe, baseados em Oxford, na Inglaterra, estão na fase de testes dessa tecnologia.



 
O conceito não é propriamente novo para nós, brasileiros. Um projeto muito bem sucedido de semeadura aérea nas encostas da Serra do Mar próximas a Cubatão, em São Paulo, adotou estratégia semelhante, nos anos 80 e 90. A região vivia seu momento máximo de degradação ambiental associada à atividade de duas dezenas de indústrias químicas, petroquímicas e farmacêuticas. Na época, o  polo industrial de Cubatão era conhecido internacionalmente como Vale da Morte, pela contaminação do solo e a concentração de gases poluentes numa área cujo relevo impedia sua dispersão. Além disso, a erosão das encostas escarpadas produziu uma série de deslizamentos de terra no entorno da cidade, ameaçando tanto a área urbana quanto o parque industrial. Para mitigar o problema a agência ambiental paulista, a Cetesb, coordenou uma força-tarefa de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), do Instituto Florestal e do Instituto de Botânica para tentar mitigar o problema. Eles escolheram espécies típicas da região e que teriam maiores chances de vingar num projeto de reflorestamento intensivo. Mateiros foram enviados à Serra do Mar para obter sementes. À semelhança do modelo proposto por Fletcher, elas foram envoltas num pelete gelatinoso para evitar a sua dispersão pelo vento e melhorar a fixação ao solo. Um helicóptero e um avião agrícola foram utilizados para dispersá-las.
Em escala global, o reflorestamento aéreo é ainda mais antigo, como alternativa de semeadura em escala em áreas de difícil acesso ou alta inclinação. Uma das experiências mais antigas registradas pela literatura é a da distribuição de sementes nas montanhas de Honolulu, no Havaí, para recuperar florestas destruídas num incêndio nos anos 30.
Fonte; http://www.mundosustentavel.com.br/

domingo, 28 de junho de 2015

BIBLIOTECAS ABERTAS AOS FINAIS DE SEMANA - Uma Campanha do Blog Espírito Santo Sustentável

Você conhece alguma biblioteca que abre aos finais de semana?

Sempre é falado, escrito e divulgado que a educação é muito importante e ninguém duvida disso, realmente é fundamental. É preciso abrir as portas dos templos do saber incentivando as pessoas a frequentarem as bibliotecas. As Secretarias de Cultura dos Municípios juntamente com as gerências das Bibliotecas deveriam oferecer atrativos, principalmente rodas de leituras com crianças, contadores de estórias, etc.
Toda cidade devia ter uma biblioteca aberta à população.
Pense nisso.



                            Foto;  Djordje Majetic






sábado, 27 de junho de 2015

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Proteção ao cidadão, vamos incentivar

O Blog Espírito Santo Sustentável quer incentivar a adoção de cones em abrigos de ônibus e outros locais para maior proteção ao cidadão.
Essas fotos exemplificam, porém nossos arquitetos poderiam estilizar as "casacas e tambores", instrumentos musicais usados nas bandas de congo, divulgando assim nossa cultura.
Ass. Robson Côgo





Se crise há, é hora de mimar
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Robson Côgo
Cel. 9.9939.9405
E-mail - rjcogo@gmail.com  



sexta-feira, 12 de junho de 2015

Marco zero da Cultura Capixaba

                 Marco zero da Cultura Capixaba

É chegado o momento de buscarmos uma sincera e honesta reflexão do tão surrado nome "Movimento Cultural Capixaba", incluindo também uma auto exame de todos os atores ou agentes do universo cultural.
É Preciso buscar a luz no horizonte e o estudo de novas ideias e estratégias para que de fato a Política Cultural seja um indutor de ações que dinamizem as produções segundo o pensamento do "Coletivo Cultural" e não de projetos políticos de governantes de plantão, deixando de ser um apêndice eleitoral onde ao bel prazer são indicados pessoas para ocupar os cargos por uma vontade pessoal do "Eleito" e não são raras as vezes em que o "Eleito e ocupantes das Secretarias de Cultura tanto Municipal quanto Estadual não estão sintonizados com um objetivo claro, mesmo por que a desunião impera.
VAIDADE ZERO, para que este projeto coletivo exista é preciso entender claramente que o "BEM COMUM É MAIOR QUE UM".
Se estas palavras fizerem eco é por que estamos em um vale rico e verdejante cobrindo as montanhas e propagando o som. SE NÃO É SINAL QUE ESTAMOS NUM DESERTO.
Logo vem chegar mais um período eleitoral, sendo esta uma grande oportunidade de o "Movimento" dizer aos candidatos que a Secretaria de Cultura é do "Movimento da Cultura", pois "SEM MOVIMENTO NÃO HÁ DESENVOLVIMENTO".
Certa vez ouvi dizer, "mas não conseguimos nem o básico", o que não deixa de ser verdade, porém é preciso uma nova visão, uma visão de uma NOVA ERA. Vencendo o provincianismo, o primitivismo, e o coronelismo cultural.
VAMOS PRECISAR DE TODO MUNDO, sim também é importante entender isso, sermos mais humildes, ninguém é o dono da verdade, se magoou, perdoe, se insultou peça desculpas, nesse chão onde pisamos e que de passagem estamos nada levaremos, caixão não tem gaveta, uns tem corôa outros nem vela preta.
Esperando estar contribuindo, convido também a quem concordar que assinem esta carta. Meu endereço de E-mail é = rjcogo@gmail.com

Uma fraterno abraço
Aos representantes da Cultura
Robson Côgo

Fotos de Tadeu Bianconi e Gabriel Lordello

 

domingo, 7 de junho de 2015

CONCRETO PVC É OPÇÃO ECONÔMICA NA HORA DE CONSTRUIR por Universo Jatoba

O concreto PVC é mais uma inovação da construção civil que veio para colaborar com a sustentabilidade no setor. Além da característica “verde” do PVC em ser um material reciclável, a praticidade, rapidez e economia que este sistema canadense oferece é o que está animando os empresários do ramo. Como?


O sistema Concreto PVC é composto por perfis leves e modulares de PVC que são combinados por simples encaixe (devidamente travados para assegurar o prumo) e preenchidos com concreto e aço, produzindo paredes e divisórias de alta resistência. Neste sistema, as fôrmas são os próprios painéis. Por isso, ficam incorporadas à construção, servindo como acabamento final, dispensando assim o reboco, revestimentos cerâmicos e pintura. Além disso, pode ser utilizado em edificações diversas, como prédios residenciais (até cinco pavimentos), comerciais, hospitais, escolas, etc.
As instalações elétricas neste sistema utilizam um módulo canaleta nos painéis, que deve ser instalado antes da concretagem, para a passagem de fiação de tomadas e interruptores, substituindo os conduítes e caixas para tomadas. As tubulações de água e esgoto devem ser instaladas antes da montagem da malha de aço.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Léo Merçon - Últimos refúgios



O ser humano está muito distante da natureza! Ninguém vai querer preservar o que ACHA que não faz parte de sua vida...
Porém, quando começa a faltar água, acaba a comida, o ar fica irrespirável, ou acontecem eventos extremos como enchentes e incêndios que afetam as pessoas, elas voltam a se lembrar que também fazem parte do mesmo ecossistema que estão destruindo!




sábado, 30 de maio de 2015

Caos urbano - Uma campanha do Blog Espírito Santo Sustentável

Educai os adultos
E evitai
Os tumultos

#Haikai - Robson Côgo
Visite o Blog

http://espiritosantosustentavel.blogspot.com.br/
Foto; Autor Desconhecido 


quarta-feira, 27 de maio de 2015

#Instituto Cultural #Google - Vem viajar

https://www.google.com/culturalinstitute/project/art-project?hl=pt-BR


Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo

não tem Remédio, tem que ter Doação.

Clique aqui para saber mais sobre o HEMOES

Você sabe qual a importância de doar sangue e onde doar com total segurança?
O sangue, até hoje, não pode ser fabricado ou substituído por qualquer medicamento. A doação de sangue deve ser voluntária, não pode ser gratificada. Segundo a Organização Mundial de Saúde, de cada cinco pessoas, uma vai, um dia, precisar de sangue. Cada unidade de sangue doado pode privilegiar até três pessoas porque é fracionado, no laboratório, em: concentrado de Hemácias, Plaquetas, Plasma. Pacientes submetidos à transplantes de órgãos, grandes cirurgias, vitima de acidentes diversos e portadores de doenças hematológicas, serão os mais beneficiados com sua doação.


Se você observar, nunca podemos dizer:
"- Eu não vou precisar de sangue".
Doar sangue é rápido, fácil e seguro, em Vitória existe o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo - HEMOES, localizado no final da Av. Marechal Campos, 1468, Maruípe, ao lado do Hospital das Clínicas.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Sem Floresta Não Tem Água – Expedição Greenpeace

Saímos em expedição para registrar de perto - e do alto, com drones - a real situação dos principais mananciais do Sudeste. O que vimos indica que o pior da crise da água ainda está por vir
Pisar no chão “craquelado” de uma represa totalmente seca dá uma sensação pouco animadora. Na verdade, quando nos damos conta de que estamos não em um set de produção de filmes apocalípticos, estilo "Mad Max", e sim no meio de um enorme manancial que há pouco tempo abastecia milhões de pessoas com água, chega a bater um desespero. Estamos na represa Serra Azul, Minas Gerais, um dos principais componentes do Sistema Paraopeba, que garante – ou garantia - água para parte da Grande Belo Horizonte, ou 5,7 milhões de seus habitantes. Detalhe: em toda a bacia hidrográfica do Paraopeba, resta menos de 12% da floresta nativa. “Sem vegetação em suas margens, os reservatórios têm muito mais dificuldade de armazenar água pois sofrem com a erosão, poluição e assoreamento”, afirma Cristiane Mazzetti, da Campanha de Florestas do Greenpeace. “Passou da hora dos nossos governantes entenderem que, sem floresta, não tem água”.



 
O sol forte deixa as milhares de fraturas no solo ressecado ainda mais dramáticas. Após décadas submersa, uma ponte ressurge no meio represa. O que resta de água no manancial está no fundo da calha do rio. Bem lá no fundo. No momento, fim da estação de chuvas de 2015, o Serra Azul tem cerca de 9,10% de sua capacidade. Em 2014, a média do reservatório para o mês de março foi de 44,3%. Ou seja, estamos registrando o mais baixo nível da história deste manancial para esta época do ano. Engolindo a seco, nos damos conta de que somos testemunhas de um colapso ambiental de grandes proporções.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Antena de absorção total captura energia do ar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/05/2015

Antena de absorção total captura energia das ondas eletromagnéticas

Esta antena de "absorção total" captura a energia das ondas eletromagnéticas à nossa volta. [Imagem: Almoneef/Ramahi - 10.1063/1.4916232]

Colheita de ondas eletromagnéticas

A quantidade de ondas eletromagnéticas que nos cercam é incalculável.

Embora elas sejam muito úteis, representam também um enorme desperdício de energia.

Ocorre que as ondas de transmissões de rádio, TV, celulares, Bluetooth, Wi-Fi e uma série de outras frequências espalham-se em todas as direções, e grande parte não atinge um aparelho que esteja pronto para recebê-las - e isto é potência desperdiçada.

Em outras palavras, essencialmente, tem energia sobrando no ar.

Mas pode ser possível recuperar uma parte dessa energia usando o conceito de "colheita de energia", a recuperação de pequenas quantidades de energia do ambiente para uso em equipamentos de baixo consumo ou para armazenamento.

Absorção total

Thamer Almoneef e Omar Ramahi, da Universidade de Waterloo, no Canadá, criaram um sistema de colheita de ondas eletromagnéticas - um tipo especial de antena - baseado no conceito de "absorção total".

O conceito envolve o uso de metamateriais para construir um meio - umametassuperfície - que nem reflete e nem absorve qualquer potência, o que permite a absorção total das ondas eletromagnéticas incidentes em uma faixa específica de frequências e polarizações.

Antena de absorção total captura energia das ondas eletromagnéticas

Célula básica da antena de absorção total. [Imagem: Almoneef/Ramahi - 10.1063/1.4916232]

terça-feira, 21 de abril de 2015

MAGLEV - TREM DE LEVITAÇÃO MAGNÉTICA

Um comboio (trem) de levitação magnética ou Maglev (Magnetic levitation transport) é um veículo semelhante a um comboio que transita numa linha elevada sobre o chão e é propulsionado pelas forças atrativas e repulsivas do magnetismo através do uso de supercondutores. Devido à falta de contato entre o veículo e a linha, a única fricção que existe, é entre o aparelho e o ar. Por consequência, os comboios de levitação magnética conseguem atingir velocidades enormes, com relativo baixo consumo de energia e pouco ruído, (existem projetos para linhas de maglev que chegariam aos 650 km/h e também projetos como o Maglev 2000 que, utlizando túneis despressurizados em toda a extensão dos trilhos, chegariam à marca de 2000 MPH (3200 km/h)[carece de fontes?]).


Embora a sua enorme velocidade os torne potenciais competidores das linhas aéreas, o seu elevado custo de produção limitou-o, até agora, à existência de uma única linha comercial, o transrapid de Xangai. Essa linha faz o percurso de 30 km até ao Aeroporto Internacional de Pudong em apenas 8 minutos.