quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Reportagem - Frankfurt acelera para a sustentabilidade

Vagner Aquino
Enviado a Frankfurt, Alemanha
Assim como aconteceu com os Estados Unidos no fim da década passada, a crise vem assombrando a Europa nos últimos tempos. Se engana, no entanto, quem pensa que o Salão de Frankfurt, na Alemanha, seria miado. Amanhã, o 65° Internationale Automobil-Ausstellung abre as portas ao público – que pode conferir as principais novidades da indústria automobilística mundial até o dia 22. O Diário confere tudo in loco. 
Grandioso como de costume, o salão traz mais de 1.000 expositores numa área de 230 mil m². Para se locomover, vários veículos – a maioria elétricos e híbridos – se encarregam de transportar o pessoal de um lado a outro (inclusive nós), afinal, são mais de dez pavilhões somente de exposição.
Sozinha, a Mercedes-Benz ocupa um deles. Em 8.000 m² e três andares, o estande da montadoraexibe 70 carros. Nada mais justo, afinal a marca da estrela de três pontas está em casa.
Durante a coletiva de imprensa, após show que mesclava música e dança, os modelos da marca começaram a invadir o palco. O primeiro deles foi o Classe A, seguido pelo Classe B, CLA e GLA, este, fez sua estreia mundial no Salão. E vale lembrar que o jipinho pode ser o primeiro da marca produzido no Brasil – vai brigar com Range Rover Evoque e BMW X1, entre outros. Segundo os executivos da Mercedes, a fábrica está em fase final de estudo e deve ser construída em São Paulo ou Santa Catarina. A decisão sai antes do fim do ano.

OUTRAS ALEMÃS
Também grandiosas, as alemãs BMW e Audi apostaram em inovação na arquitetura de seus estandes. A primeira delas montou uma pista onde o elétrico i3, que já entrou em prevenda na Europa, desfila incansavelmente. Já a Audi colocou tudo de pernas para o ar. Do teto descem prédios que parecem cair sobre as cabeças dos presentes. Está tudo invertido! Inclusive o norte da marca das quatro argolas, que trocou os superesportivos de motores para lá de pontentes pela sustentabilidade. Suas principais apostas são os modelos Sport Quattro Concept e Nanuk Quattro Concept. 

Mas também há coisas para nós, pobres mortais. A Audi garante a chegada dos sedãs de (altíssimo) luxo A8 e S8, e do A3 Cabriolet – todos no segundo semestre de 2014. Por hora, apenas RS6 e S3, que aterrissam no País ainda neste ano.
Nas quatro grandes montadoras brasileiras (Fiat, Chevrolet, Ford e Volkswagen) nada de inovador. Aliás, a italiana deve apostar em versões, séries especiais e pequenas mudanças em alguns modelos, como a Strada com três portas, que será lançada em outubro.
Francesas e japonesas mostraram desde os reformados Renault Duster e Peugeot 3008 até variações de modelos já existentes, como a perua Civic Tourer. Destaque também para o renovado 308 e para os arrojados modelos da Citroën DS Wild Rubis e C4 Picasso.

Como deu para perceber, as marcas estão mais pé no chão, sem apostar muito em conceitos mirabolantes que custam absurdos e nunca chegam às ruas. Porém, a Opel ataca com nada menos que o Monza, uma releitura ao clássico cupê que fez sucesso no Brasil como sedã nas décadas de 1980 e 1990.
Fonte; http://www.dgabc.com.br/Noticia/481709/frankfurt-acelera-para-a-sustentabilidade?referencia=minuto-a-minuto-topo

 










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