Veículo é ideal para transportes urbanos. Vantagens do modelo brasileiro são a estabilidade e baixo custo de instalação
Segundo o professor Richard Stephan, coordenador do Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup), da UFRJ, o o primeiro trem de levitação magnética brasileiro, o Maglev Cobra, pode ter um protótipo ainda em 2014.Divulgação
Protótipo do Maglev Cobra
As obras foram iniciadas em abril de 2013, em projeto desenvolvido pelo Lasup, com financiamento do BNDES (Banco de Desenvolvimento Ecnômico e Social) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ (Faperj). O custo total será entre R$ 5,8 milhões e R$ 4,7 milhões.
Segundo o coordenador do projeto, o veículo urbano tem curto tempo de implementação e baixo custo, 1/3 mais barato que o metrô. Isso porque deve ser instalado em via elevada, sem necessidade de escavação.
Divulgação
Esquema explica como funciona o trem
O veículo não utiliza combustível fóssil e consome menos do que um trem elétrico, pois não existe atrito. Ainda não existe nenhuma linha confirmada para o trem.
Fonte. http://catracalivre.com.br/geral/mobilidade/indicacao/prototipo-do-trem-de-levitacao-magnetica-brasileiro-deve-ficar-pronto-em-2014/
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