ALTO MISTERIOSO
Fonte; http://peicmataatlantica.blogspot.com.br/2011/05/apresentacao.html
Composto pelos municípios de Colatina, Baixo Guandu, Itaguaçú e, em menor escala, áreas de Santa Teresa, Laranja da Terra e Itarana, a região faz justiça ao seu nome, guardando misteriosas surpresas capazes de atrair uma importante demanda potencial de ecoturistas nacionais e internacionais, podendo se tornar um destacado destino de aventura e ecoturismo do Espírito Santo, através de produtos ligados à prática de escalada, caminhada e cicloturismo.
A porção norte do corredor é cortada pelo Rio Doce, que, de passagem pelo distrito de Itapina, em Colatina, apresenta um pouco da história da estrada de ferro Vitória-Minas, através do seu rico patrimônio cultural e arquitetônico, de potencial visível ao turismo cultural e pedagógico.
O município de Baixo Guandu guarda nas margens do leito do Rio Guandu o distrito de Ibituba, importante destino de escaladores
interestaduais da década de 80, que desembarcaram na região atraídos pelos Pontões de Ibituba e pela Pedra do Nariz.
interestaduais da década de 80, que desembarcaram na região atraídos pelos Pontões de Ibituba e pela Pedra do Nariz.
Outro expoente na escalada no Brasil está no extremo sul do corredor: a Pedra dos Cinco Pontões, localizada no município de Laranja da Terra. Formação rochosa intrigante e imponente na paisagem, vem atraindo grupos de escaladores de diversas partes do território nacional e do exterior.
No alto da Serra do Palmital, no município de Itaguaçú, há vários atrativos naturais de rara beleza, como o Pico do Caparaó, com 850m, e a Cachoeira do Grosso, além de uma extensa área que resguarda um número considerável de piscinas naturais e quedas d’água ao longo do Córrego Areia Branca.
A sede municipal de Itaguaçú, principal destino indutor deste corredor, acolhe um belíssimo acervo arquitetônico especialmente representado pela Igreja Matriz, considerada por muitos como a mais bela e imponente do interior do estado. Na região leste do corredor, ainda em Itaguaçú, encontra a Serra do Alto Misterioso (ou Serra do Queira Deus), evidenciada pela Pedra Paulista e pela Pedra do Alto Misterioso.
No limite sudeste do corredor, mais dois importantes atrativos: a Pedra da Onça e a Capela de Santa Luzia, fixados na divida entre os municípios de Itarana e Santa Teresa.
Links para esta postagem