sexta-feira, 28 de junho de 2013

Reportagem - Parques Estaduais são opções de lazer gratuitas para toda a família



 Parque Estadual de Itaúnas
Parque Estadual de Itaúnas
Para quem ainda está em dúvida sobre o que fazer nas férias de janeiro, o Espírito Santo oferece várias alternativas para o ecoturismo. Dentre as escolhas mais divertidas para toda a família, estão os parques do Estaduais, administrados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). Com uma rica biodiversidade e paisagens diversificadas, os locais oferecem, além de paisagens que são cartões-postais do Estado, atividades como trilhas ecológicas e banhos de cachoeira. E acabam se tornando um local de apreciação para todas as pessoas que gostam do contato com a natureza.
O Parque Estadual (PE) é uma categoria de Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, que se destaca pela grande beleza cênica e relevância ecológia. Os parques são criados com a finalidade de preservar a fauna e flora nativas, os recursos hídricos, as formações geológicas, os valores culturais, históricos e arqueológicos, além de promover estudos e pesquisas científicas, educação, interpretação ambiental e turismo ecológico. Atualmente, o Estado possui cinco parques abertos à visitação, todos com infraestrutura adequada para receber turistas de todas as idades.
No Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), em Domingos Martins, os frequentadores podem curtir a beleza dos mirantes, de onde podem avistar a formação rochosa que dá nome à unidade, que é um dos pontos mais famosos do Espírito Santo.
Em Conceição da Barra, o Parque Estadual de Itaúnas (PEI) tem como atração principal as dunas e praias, que atraem turistas de todo o País. Também há a Trilha do Pescador, que é um caminho feito em uma área de restinga em regeneração. O destino desse passeio é o mar, onde há um local com os barcos utilizados pelos moradores da região.
Quem optar pelo interior pode visitar o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça (PECF), em Alegre. Há no local uma queda d’água de 144 metros de altura onde é possível nadar. A Trilha das Abelhas está entre as mais visitadas.

Já o Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), em Guarapari, tem a Lagoa de Caraís como destaque. Suas águas são avermelhadas e sua localização é próxima à praia. Outros atrativos são as Trilhas da Clusia e a da Restinga.
Vale ressaltar que somente o Parque de IItaúnas estará aberto neste sábado (31) e domingo (01). Nos Parques da Pedra Azul (Pepaz), Paulo César Vinha (PECV), Cachoeira da Fumaça (PECF) e Forno Grande (PEFG) não haverá atendimento ao público no final de semana. A partir da próxima segunda-feira (02), eles vão abrir normalmente, das 08 às 17 horas. No site do Iema (www.meioambiente.es.gov.br), foram divulgadas as regras para o Réveillon no Parque de Itaúnas. Os visitantes devem ficar atentos.

Parque Estadual de Itaúnas (PEI):
Criado pelo Decreto Estadual nº. 4.967-E, em 08 novembro de 1991. O Parque apresenta ambientes como a mata de tabuleiro, fragmento florestal em extinção no Espírito Santo, restinga, dunas, ambientes estuarinos de mangues, uma extensão expressiva do rio Itaúnas e a mais representativa região de alagados do Espírito Santo. O bom estado de conservação destes variados habitats, aliado à grande diversidade de espécies vegetais, coloca a unidade como local de extrema importância para a manutenção de uma fauna riquíssima. Foram registradas mais de 414 diferentes espécies vegetais, 43 de mamíferos, 183 de aves, 32 de répteis, 29 de anfíbios e 101 de peixes. O Parque abriga ainda 23 sítios arqueológicos, locais de concentração de vestígios de assentamentos humanos pré-históricos, como pedras lascadas, cerâmica indígena e diversos artefatos da época da colonização. Tudo isso caracteriza a singularidade e a importância da unidade. Em 1992, o Parque foi tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.
Localização: Conceição da Barra, próximo à Vila de Itaúnas.
Horário de funcionamento: Das 8h30min às 17h30min.
Mais informações: (27) 3762-5196 ou pei@iema.es.gov.br.

Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz):
Foi criado por meio da Lei Estadual n° 4.507/91. Seu objetivo é proteger amostras significativas dos ecossistemas regionais, às quais destacam-se as formações rochosas de granito e gnaisse. Abriga um dos mais importantes cartões postais do Estado, a Pedra Azul, que possui 1.822 metros, além da Pedra das Flores, com 1.909 metros de altitude. Um detalhe interessante é a Pedra do Lagarto, unida à Pedra Azul. Ambas podem ser avistadas da BR 262. Entre as principais espécies vegetais da unidade encontram-se orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, além de várias espécies de canela. A fauna é diversificada, contando com animais como tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, araponga, veado catingueiro, trinca-ferro e sabiá, além de alguns ameaçados de extinção, como sagui-da-serra, onça sussuarana e macaco barbado. É um dos parques mais visitados por turistas no Estado, principalmente, no período de inverno.
Localização: Município de Domingos Martins, distrito de Pedra Azul.
Horário de funcionamento: Das 8 horas às 17 horas.
Mais informações: (27) 3248-1156 ou pepaz@iema.es.gov.br.

Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV):
Com o objetivo de preservar uma faixa contínua de restinga, um dos ecossistemas mais ameaçados da Mata Atlântica, foi criado pelo decreto nº 2.993-N de 1990, com a denominação inicial de Parque de Setiba. Por meio da Lei nº 4.903 de 1994, passou a ser denominado Parque Estadual Paulo César Vinha, em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, morto em 1993. Há uma grande diversidade de ambientes em sua área, como lagoas, dunas e planícies alagadas e inúmeras formações vegetais como a Mata Seca, a Floresta Permanentemente Inundada, Brejo Herbáceo, formações abertas e a vegetação pós-praia. O Parque abriga espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção, como a pimenteira rosa e o ouriço preto, além de espécies endêmicas como algumas perecas e libélulas. A Lagoa de Caraís é a principal atração. O Parque é circundado pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que funciona como sua zona de amortecimento e visa conservar a região marinha do arquipélago das Três Ilhas.
Localização: Guarapari.
Horário de funcionamento: Das 8 horas às 17 horas.
Mais informações: (27) 3242-3665 ou pepcv@iema.es.gov.br.

Parque Estadual de Forno Grande (PEFG):
Criado em outubro de 1960, como Reserva Florestal, passou a Parque Estadual pela Lei Estadual nº 7.528, em 1998. O relevo é montanhoso com variação altimétrica de 1.600 a 2.039 metros, culminando no Pico do Forno Grande, grande atrativo da região. Nesta região da serra capixaba, predomina a colonização italiana, que identificava o Pico como uma representação em grande escala dos fornos de assar pães. A flora é diversificada e sua fauna possui animais na lista de extinção, como a onça sussuarana e o gavião-pega-macaco. Possui excelente centro de visitantes.
Localização: Castelo.
Horário de funcionamento: Das 8 horas às 17 horas.
Devido às obras de reestruturação das trilhas, apenas o Centro de Visitantes está aberto.
Mais informações: (28) 9966-7550 ou pefg@iema.es.gov.br.

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF):
Situado na Região do Caparaó, teve sua área original desapropriada em agosto de 1984, por meio do decreto n° 2791-E, sendo instituído e ampliado, em fevereiro de 2009, por meio dos decretos n° 2220-R e n° 155-S. O Parque protege nascentes e remanescentes de um trecho conservado do rio Braço Norte Direito, afluente do rio Itapemirim. A região é formada por fragmentos florestais de mata ciliar e vegetação rupestre. Parte da área de pastagem foi restaurada com espécies nativas. Possui exuberante queda d’água de 144 metros de altura, além de trilhas bem demarcadas e de fácil acesso. Ao longo do rio, a paisagem apresenta cascatas e corredeiras. Sua flora é marcada por bromélias, helicônias, jacarandás-de-espinho, dentre outros. A fauna é representada por animais raros como maitaca, martin-pescador-grande, lontra e gato-do-mato-pequeno. É uma das unidades mais procuradas para visitas escolares e por turistas.
Localização: Alegre.
Horário de funcionamento: Das 8 horas às 17 horas.

Mais informações: (28) 9964-9494 ou pecf@iema.es.gov.br.



Espírito Santo


Nenhum comentário:

Postar um comentário