segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Reportagem - Coral orelha-de-elefante é eficaz contra superbactéria hospitalar
Estudo veiculado na ‘Protein & Peptide Letters’ informa resultado inédito com espécie brasileira de coral
Uma das bactérias mais importantes causadora de infecções relacionadas à assistência a saúde (IrAS) e que atinge os pulmões - a Klebsiella pneumoniae (KPC) - acaba de ganhar um combatente inusitado e promissor: o coral orelha-de-elefante(Phyllogorgia dilatata). A espécie, que ocorre na costa do Brasil, é a primeira nas águas do Atlântico Sul a ser identificada com essa característica antimicrobiana para controle desse tipo de microrganismo encontrado em ambiente hospitalar. Com o título:“Identification of a Novel Antimicrobial Peptide from Brazilian Coast Coral Phyllogorgia dilatata”, a novidade está publicada na mais recente edição da “Protein & Peptide Letters”.
Esse estudo - que avaliou a ação das biomoléculas extraídas e purificadas do coral - é liderado por pesquisadores da Pós-Graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da Universidade Católica de Brasília (UCB), em parceria com o Museu Nacional/UFRJ, e faz parte da Rede de Pesquisas Coral Vivo, patrocinada pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, e pelo Arraial d’Ajuda Eco Parque. Os cientistas destacam que cepas dessas bactérias têm desenvolvido resistência à maioria dos antibióticos existentes atualmente, causando milhares de mortes por infecções em ambientes hospitalares.
Foto; www1.folha.uol.com.br
“Percebemos que este pode ser um candidato promissor a novo antibiótico para atuar contra bactérias resistentes aos fármacos disponibilizados até agora”, informa a bióloga molecular e professora da UCB, Simoni Campos Dias.
O coral orelha-de-elefante é encontrado em abundância na costa brasileira e nas ilhas oceânicas distribuídas desde o Maranhão até Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. Não há relatos na literatura sobre peptídeos antibacterianos extraídos desta espécie. O estudo conclui que as biomoléculas extraídas e purificadas do orelha-de-elefante também conseguiram controlar o crescimento da Staphylococcus aureus e da Shigella flexneri, consideradas bactérias importantes nas infecções adquiridas em ambiente hospitalar, e que apresentam cepas resistentes a muitos antibióticos usados com frequência nas unidades de saúde.
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
Reportagem - Nova mochila permite ciclista sinalizar no trânsito
Uma bolsa projetada para dar mais segurança ao ciclista. Com esse objetivo foi projetado o Saco SEIL , uma mochila que possui uma espécie de painel luminoso com sinais de trânsito.
Com um controle acoplado na mão do ciclista é possível acionar o comando para informar se irá virar a esquerda, direita, parar, entre outras sinalizações. Entenda como funciona:
terça-feira, 19 de novembro de 2013
Reportagem - “Chuva sólida”: mexicano inventa pó que absorve grandes quantidades de água e pode ser solução para seca
Segundo a ONU, 92% da água doce é utilizada para irrigação
O engenheiro químico mexicano, Sérgio Jesus Rico Velasco, criou a “Chuva Sólida”, um produto que promete fazer a água utilizada para irrigação de plantações render mais. Trata-se de um pó que consegue absorver grandes quantidades de água e liberá-la aos poucos.
Divulgação
A ideia é absorver granes quantidades de água e irrigar as plantas aos poucos
A “Chuva Sólida” é composta de poliacrilato de potássio, um polímero criado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos que foi utilizado na fabricação de fraldas nos anos 70.
A invenção do engenheiro mexicano consegue absorver um litro de água com apenas 10 gramas do pó. O governo do país acabou de testar o produto e afirmou que a colheita pode ser ampliada em até 300% com o uso da “Chuva Sólida”.
Por outro lado, pesquisadores afirmam que o produto pode causar danos ao meio ambiente. O receio é que ele comece a sugar a água do solo após o término do seu líquido interno.
Fonte; www.catracalivre.com.br
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Reportagem - Para priorizar pedestres, cidade inglesa retira semáforos e calçadas; entenda o projeto
Parece contradição, mas alternativa escolhida pelos governantes de Poyton, Inglaterra, foi retirar semáforos para que as pessoas cuidem umas das outras. Nos cruzamentos, motoristas têm que dar preferência e respeitar pedestres
Partindo do princípio que as ruas sempre foram compartilhadas entre diferentes modais de transporte e somente nos últimos 50 anos passaram a ser segregadas entre veículos automotores e pedestres, uma cidade da Inglaterra resolveu tirar os semáforos e calçadas para priorizar os pedestres.
Divulgação
Projeto da cidade sem semáforos e calçadas
As autoridades de Poyton já haviam tentado inúmeras políticas para aumentar o respeito aos pedestres sem sucesso. Depois de estudo, eles perceberam que quando não existe um sinal verde para acelerar ou um sinal vermelho para parar, os motoristas prestam mais atenção no que acontece ao redor. Assim, obrigatoriamente, as pessoas tem que zelar umas pelas outras.
Divulgação
Projeto foi aprovado pelos cidadãos. Cidade tem 15 mil habitantes
O poder municipal decidiu retirar os semáforos e as calçadas, que passaram a ser delimitadas pela cor do pavimento. A iniciativa obrigou os veículos a dirigir em menor velocidade e preocupar-se, o tempo todo, com a segurança pedestres. Existem áreas específicas para travessia. O projeto também facilitou a vida de pedestres e cadeirantes. Veja o vídeo do projeto, em inglês.
Fonte;
Reportagem - Chineses desenvolvem janela inteligente que armazena luz solar e gera energia
Cientistas chineses desenvolveram um projeto de janelas inteligente que conseguem economizar e gerar energia ao mesmo tempo. O trabalho foi publicado na revista Científica Nature Scientific Reports.
Já existem janelas que conseguem controlar a luminosidade de acordo com a temperatura e época do ano, mas a nova janela chinesa é inovadora por conseguir explorar a sua energia potencial.
Michael & Christa Richert/SXC
Principal desafio era conseguir dar transparência para janelas
O principal desafio era conseguir aplicar células fotovoltaicas que gerassem energia sem afetar a transparência da janela.
A equipe de Yanfeng Gao, da Academia Chinesa de Ciências, conseguiu criar a janela graças à descoberta do óxido vanádio (VO2), que pode ser usada como cobertura transparente para regular a incidência do sol.
O VO2 é alterado de acordo com a temperatura: no frio é isolante e permite a penetração da luz infravermelha; no calor, torna-se reflexivo.
Além disso, as janelas dissipam a luz para células solares, que no projeto estão dispostas em volta dos painéis de vidro.
Matéria completa no Ciclo Vivo. Para ler a pesquisa na íntegra, em inglês, acesso olink.
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Reportagem - Carro-voador. Designer vem trabalhando no veículo há 20 anos
O Aeromobil 2.5 é o protótipo de um carro voador criado pelo designer eslovaco Stefan Klein. O veículo funciona como um carro normal, que pode ser abastecido em qualquer posto de gasolina e ocupa o mesmo espaço de um automóvel regular, mas possuí duas asas móveis na parte traseira.
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Aeromobil 2.5 pode andar nas ruas e voar
O veículo consegue percorrer 700 km de distância voando e 500 km na estrada. Ele precisa de 130 km/h de velocidade para levantar voo, podendo utilizar qualquer aeroporto como pista de decolagem e aterrisagem.
A velocidade máxima do Aeromobil é de 200 km/h voando e 130 km/h em terra.
Construído com aço e carbono, o Aeromobil 2.5 pesa apenas 450 kg. O objetivo de Stefan Klein é conseguir construir o carro em escala industrial.
Via Hypeness.
quarta-feira, 13 de novembro de 2013
Reportagem - Japão pode criar ministério da bicicleta
08 de Novembro de 2013 • Atualizado às 17h04
Um grupo de parlamentares do Japão propôs a instituição de um novo órgão governamental, com status de ministério, para estimular e administrar o uso das bicicletas no país asiático. Chamada de Ministério da Promoção da Bicicleta, a instituição tem por objetivo uniformizar a legislação e dar origem a uma política nacional integrada na área de mobilidade ciclística.
Novo órgão público visa estimular o uso das bikes e instituir regularidades para os ciclistas.
O órgão tem por intuito acabar com a aprovação de leis confusas e contraditórias para regular os ciclistas, as quais resultam da atribuição pulverizada em diferentes órgãos do governo – situação que não ocorre somente no país asiático, uma vez que os programas para quem utiliza o modal para se locomover também não são claros no Brasil, por exemplo.
Vislumbrando a bicicleta como meio de transporte efetivo ao longo das Olimpíadas de Tóquio, em 2020, o órgão parlamentar pretende tornar mais acessíveis as leis de trânsito voltadas aos ciclistas e fomentar o desenvolvimento da infraestrutura cicloviária, além de incentivar a população a aderir às bikes como meio de transporte não só na capital, mas também nos principais centros urbanos nipônicos.
Os trabalhos vêm sendo comandados por autoridades emblemáticas do Japão – fazem parte do grupo Sadakazu Tanigaki, atual ministro da Justiça, além do ex-ministro de finanças e do ex-ministro dos transportes.
A possível criação do órgão ainda não tem data prevista, mas é consenso entre os idealizadores que o representante do ministério da bicicleta seja, fundamentalmente, um ciclista – o que aproxima o atual ministro da Justiça a assumir o posto, uma vez que tem por costume pedalar longas distâncias.
Os japoneses que ocupam os cargos nos ministérios são especialistas nas áreas em que atuam, e, além disso, estes órgãos públicos são os mais influentes em todas as esferas governamentais. Atualmente, são 11 ministérios japoneses, contra os 39 do Brasil. Com informações da Gazeta do Povo.
Redação CicloVivo
Fonte; http://ciclovivo.com.br/noticia/japao-pode-criar-ministerio-da-bicicleta
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Reportagem - Em período de teste, Florianópolis permite transporte de bicicleta em ônibus
Procurando criar alternativas para o carro e estimulando o uso combinado da bicicleta com o transporte público, a cidade de Florianópolis está testando um ônibus que permite ao passageiro carregar bicicletas.
O passageiro com a bike deve entrar pela porta de trás, guardar a bicicleta no bicicletário, que fica no fundo do ônibus e depois pagar a passagem com o cobrador.
Divulgação
Exemplo do bicicletário em ônibus de Florianópolis
O teste está sendo realizado em uma das maiores linhas da cidade, entre o Centro e a Norte da Ilha e passa pelo campus da Universidade Federal de Santa Catarina.
Até o final de novembro, os passageiros serão ouvidos para dizer o que pensam da novidade e fazer sugestões
Conheça o Blog REAVIVI - Rede de Apoio às Vítimas de Viiolênciahttp://reavivi.blogspot.com/
Leia mais http://reavivi.blogspot.com/
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Reportagem - Em Londres, prefeito e vereadores ganham vale-transporte e não têm direito a carro oficial
Em Londres, ao invés de receber um carro oficial ao assumir o cargo, o prefeito e os vereadores da cidade ganham um vale-transporte. O tíquete é anual e vale para ônibus, trens e metrô.
Também é comum ver o prefeito da cidade, Boris Johnson, utilizar a bicicleta como meio de transporte nos dias de trabalho.
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Prefeito de Londres costuma ir de bicicleta ao trabalho
Até o reembolso das despesas de táxi passa por fiscalização. As autoridades só podem usar essa modalidade de transporte ao provarem que não existe uma opção mais barata. As prestações de contas desse serviço podem ser acessadas pela internet.
Enquanto isso, no Brasil
Em São Paulo, os veículos usados pela Câmara Municipal são alugados e tem gasto anual de cerca de R$ 1,78 milhão. A casa tem 55 vereadores. Já a Prefeitura de São Paulo gasta R$ 3,1 milhões por mês.
Na Assembleia Legislativa, os gastos chegam a R$ 223 mil mensais com os carros oficiais. 92 deputados usam o benefício.
Já na Câmara dos Deputados, na Capital Federal, R$ 6.334 milhões serão usados para a condução de veículos oficiais e R$ 583.864 mil serão usados para manutenção dos automóveis. O gasto é anual e a Câmara tem 513 deputados.
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
terça-feira, 5 de novembro de 2013
Reportagem - Circuito Maior Idade oferece oficinas gratuitas para idosos
Encontros acontecem na Cinemateca
Projeto proporciona contato com artes e atividades físcias
O Circuito Maior Idade promove uma série de atividades gratuitas voltadas a idosos na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. São oferecidas oficinas cognitivas, culturais e físicas.
Realizadas em parceria com pesquisadores da USP, a programação tem o objetivo de viabilizar a saúde integral dos idosos com ações que permitam ao público contato com artes cênicas, artes plásticas, dança e cinema, além de focar a inserção sociocultural.
Confira mais detalhes sobre o Circuito Maior Idade: